Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de nutrição: Disciplina Anatomia



A disciplina de anatomia na graduação de Nutrição será uma das bases do curso. É uma das primeiras matérias que aprendemos, com ela podemos compreender pontos expostos em matérias que estarão por vim durante a graduação. Esta disciplina faz parte da biologia humana, abordando estruturas, eixos e posições anatômicas, conceitos e suas nomenclaturas. Conhecendo os sistemas: articular, ósseo, circulatório, respiratório e muscular. Explorando suas funções, composições e interligação entre os diversos sistemas.

Como são as aulas

A grade curricular desta matéria é realizada 100% em laboratório próprio na universidade.

Ocorre uma aula inicial teórica onde é apresentado o tema que será abordado, funções, nomenclaturas, interligações.

Primeiramente você irá aprender sobre a divisão do corpo do corpo humano, conceitos sobre variação anatômica e deficiência, termos de posições e planos (que será fundamental para compreensão durante o restante da matéria).

Após abordado a parte teórica, o mesmo conteúdo é visualizado agora na prática, em muitas universidades em peças reais de cadáveres que já passaram por todo processo para sua conservação e condições favoráveis para manuseio, em outras essas peças são réplicas.

Você poderá manusear e identificar de melhor forma o exposto em aula.

Quais materiais necessários para aula?

  • Livro de anatomia (melhores livros: sobotta, netter, rohen, prometheus), recomendado a aquisição de uma versão que tem fotos reais, do que desenhos pois pode dificultar o estudo.
  • Jaleco
  • Caderno e caneta para anotações.

Qual maior dificuldade?

Acredito que o maior obstáculo nesta matéria será trabalhar com peças reais de cadáveres, muitos alunos podem não se adaptar com o seu manuseio.

Avaliações

Isso pode mudar de acordo com cada instituição, mais é aplicado prova prática que constitui de uma questão dissertativa e outra prática, dividida em bancadas (cerca de 10) onde você terá um curto prazo (cerca de 1 minutos no máximo, também a definir pela instituição e professor) para responde-las.

Esta matéria é de programação fixa (obrigatória) nos curso da área da saúde, se diferenciando entre os cursos de graduação sobre o aprofundamento do tema. Um exemplo é no curso de medicina e enfermagem que este conteúdo tem uma abordagem profunda no tema, já no curso de Nutrição não terá uma abordagem tão aprofundada quanto, pois não será exigido para sua formação.

ATENÇÃO

Para aqueles que terão está matéria é importante frisar que é de extrema importância o cuidado com os materiais para estudo utilizados, pois acabam tendo pouco cuidado, estragando as peças impossibilitando o estudo do próximo. Então cuidem muito bem e o mais importante o respeito durante as aulas, pois para você ter essa oportunidade do estudo antes havia uma vida ali.

Ana Carolina Pontes - nutricionista



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos