Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Porque existem faculdades de 2, 3, 4, 5 e 6 anos?



Uma dúvida que muitas pessoas podem ter em relação aos cursos superiores é em relação à duração dos mesmos, pois há de fato uma variedade grande na quantidade de anos ou semestres que você precisa estudar em um curso em relação a outro.

A maioria dos cursos variam entre 4 e 5 anos, mas há uma quantidade grande que são feitos em apenas 2 anos, sem contar casos mais específicos com duração de 3,5 anos e alguns com até 6 anos de duração. Por que isso acontece e o que justifica tal diferença?

Bem entendermos bem essas diferenças é preciso levar em conta a carga horária de cada curso que é estabelecido pelo Ministério da Educação e não necessariamente pelas universidades. Na verdade o MEC estabelece uma carga horária mínima e as faculdades e universidades podem usar uma carga horária igual ou até maior, mas nunca menor.

Faculdade de 2 ou 3 anos

Cursos de 2 anos

Os cursos superiores de 2 anos ou cursos de curta duração, como também são chamados, são os cursos de tecnologia ou tecnólogos. É uma espécie de graduação, como qualquer outra, mas que tem uma carga horária menor e isto obriga as instituições a criarem um conteúdo mais prático e portanto mais voltado para a rápida inclusão do graduando no mercado de trabalho.

Geralmente são os cursos de gestão que estão contidos nesta modalidade, como: gestão financeira, marketing, gestão de tecnologia da informação, administração pública, agroindústria, agronegócio, agrimensura, entre outros.

Cursos de 3 anos

Os cursos com 3 anos ou 3,5 anos de duração são mais comuns na área da educação, como os cursos de licenciatura que são aqueles voltados para a formação de professores, com é o caso da graduação em pedagogia, além de educação especial, filosofia, geografia, história, letras, entre outros da área de educação.

Licenciatura é uma modalidade de cursos com a finalidade de formação de professores. Além desta modalidade há ainda os tecnólogos, explicados acima que são de curta duração e o bacharelado que são também conhecidos como tradicionais ou aqueles com formação mais extensa e que veremos abaixo.

Entre outros cursos que podem ser de 3 anos de duração, estão: ciência política, artes visuais, relações internacionais, entre outros.

Cursos de 4 anos

Acima falamos de tecnólogos e licenciatura, mas há ainda a modalidade de bacharelado que são aqueles com formação mais completa e portanto com duração mais extensa.

Dentre os cursos de bacharelado com duração de 4 anos, temos: administração, ciências contábeis, jornalismo, farmácia, enfermagem, ciência da computação, fisioterapia, fonoaudiologia, entre outros.

Cursos de 5 anos

Seguindo o mesmo raciocínio do item anterior e na mesma modalidade de bacharelado, algumas formações exigem mais de 4 anos para que o aluno esteja formado e portanto é comum alguns cursos de bacharelado serem feitos em 5 anos ou 10 semestres como é mais comum.

Entre as principais graduações com 5 anos de duração estão os cursos de direito, psicologia, arquitetura e urbanismo, medicina veterinária e os cursos de engenharia, como a civil, produção, elétrica, computação, mecânica, etc.

Cursos de 6 anos

Geralmente é o curso de medicina que tem essa formação mais longa. Por se tratar de uma especialidade única que lidar com a vida humana é natural que a formação seja mais densa e prolongada a fim de que o graduando possa obter todos os conhecimentos, práticas e habilidades necessárias para cuidar da saúde das pessoas.

É preciso levar em conta que além do tempo de formação é necessário a chamada residência médica que é uma espécie de estágio, então na prática esse curso vai lá para os 8 anos de duração ao todo.

A duração de um curso determina se ele é melhor do que outro?

Não. Um curso de 2 anos pode ser tão bom quanto um de 5 anos. Cada um é formatado de acordo com a área do conhecimento em que ele está inserido, bem como com a proposta de formação dele. Não é possível fazer uma comparação direta entre uma faculdade de curta duração com uma de longa duração, pois cada uma atende a uma área e tem propostas específicas.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos