Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Jornalismo: Webjornalismo e Mobilidade



A webjornalismo é um meio de comunicação na internet que avançou muito ao decorrer do tempo e chega a alcançar geralmente pessoas de todo qualquer canto do mundo, deixando eles informados a todo o momento com as principais notícias que acontecem ao redor da região, do estado, do país e do mundo.

Virou febre no mundo inteiro a webjornalismo e em comparação com o jornal impresso e programas jornalísticos divulgados em rádios e tvs, o jornalismo web ou jornalismo online como é conhecido, não tem dúvida que facilitou para os internautas de toda parte do mundo, pois lhe dá calma e tempo para você acompanhar todo o conteúdo dos blogs e sites.

O que é webjornalismo e mobilidade?

A webjornalismo é um meio de comunicação que depende da internet para exibir suas páginas. Ela é apenas uma versão nova veiculada na internet dos antigos jornais impressos.

A webjornalismo tem uma mobilidade impecável, ou seja, é capaz de se movimentar a todo o momento, com mudanças de textos publicados e lidos no mesmo momento por usuários.

Diferenças entre a webjornalismo, jornalismo impresso e jornal em rádio e tv.

A diferença é que no jornal divulgado em emissoras ou impresso, o leitor tem que esperar até o dia seguinte para saber as novidades, ou seja, no rádio e na TV, é preciso seguir as grades de programação como programas jornalísticos que só vão ao ar pela manhã ou meio-dia.

Já na internet, a notícia é publicada imediatamente e ao longo do dia, o conteúdo é atualizado, complementado e visto a hora que você bem preferir ler.

Vantagem

A melhor vantagem de poder desfrutar da webjornalismo é que a mesma serve tanto para profissionais que atuam nesta área exercer os seus trabalhos quanto para os leitores que vão ler algo de seu s interesses.

Com a webjornalismo, você pode carregar e publicar imagens, vídeos e digitar o texto em cima do fato, transformando tudo isso em uma boa notícia.

Melhorias

Com a chegada da webjornalismo, facilitou muito a vida dos usuários. Para os que atuam em veículos de comunicação ou tem blogs e sites, podem focar em publicidades online e ganhar muito dinheiro, de acordo a audiência que o meio de comunicação possui, já que para chegar a esse ponto, precisa de muito conteúdo e de grande relevância para chamar a atenção dos leitores.

Para os profissionais que pretendem atuar na área, devem ficar atento a conteúdo de qualidade. fotos, vídeos, infográficos e tabelas que passam a ser obrigatórios no webjornalismo. Esses novos conceitos trazem mais entretenimento e leveza para as reportagens.

É preciso que os profissionais desta área também fiquem atentos para não correr o risco de cometer erros. O profissional de comunicação deve apurar a informação da mesma forma em qualquer meio jornalístico.

Dificuldades

Para quem já tem experiência na internet, não há dificuldade alguma no curso, desde que entenda do assunto à exemplos de como criar um blog, como fazer uma redação em cima de um fato ocorrido, publicar e obter visitantes atraídos pela matéria.

Sobre o curso

Com a tecnologia de hoje, há diversos cursos que o estudante pode optar por fazer através da internet pelo computador sem sair de casa. Por exemplo o curso Oficina de Webjornalismo tem como objetivo, ensinar a desenvolver textos curtos, atraentes e informativos para a web, trazendo ideias e conceitos de forma clara.

Curso da Ablap

Uma forma de receber o registro profissional pode ser também por meio do curso da webjornaismo produzido pela Ablap, que se aprovado suas notas durante as aulas, no término, você receberá um certificado e registro profissional no Ministério do Trabalho para exercer a sua profissão.

Durante o curso, os estudantes aprendem técnicas de como conquistar o leitor, aumentando e qualificando a audiência, além de entender de que forma os mecanismos de busca e ferramentas tecnológicas podem auxiliar a destacar suas informações nas mais diversas plataformas prontas no mercado.

Como são as aulas

As aulas na webjornalismo são práticas e o estudante recebe por meio de e-mail, as tarefas nas quais deverão ser respondidas e enviadas até o término do curso e só recebem o certificado, os alunos com boas notas.

Alguns dos assuntos que os professores mais cobram durante o curso são:

No curso de webjornalismo, os professores costumam cobrar mais dos estudantes, temas como:

  • Surgimento da internet e da webjornalismo
  • Fases e características da webjornalismo
  • planejamento da reportagem e estrutura do texto na internet
  • O que é webjornalismo?
  • Como criar um blog na internet
  • Modelos de projeto editorial, de arquitetura e informação na web
  • Hipertextualidade
  • Personalização de conteúdo
  • Interatividade

Jornalista José Souza, cursado pela ABLAP e atua como jornalista em várias categorias.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos