Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Nutrição: Disciplina Nutrição Integrada



A Nutrição Integrada é a área da Nutrição onde se trabalha com ações interdisciplinares.

Na faculdade que estudei esta disciplina estava inserida na disciplina de Nutrição em Saúde Coletiva, na época desenvolvemos um projeto de Saúde Coletiva integrando a disciplina de Educação Nutricional. O objetivo deste projeto era melhorar o consumo de alimentos ricos em vitamina A em uma escola da periferia, onde antes coletamos dados que mostravam a carência deste vitamina naquela população, esta foi uma experiência muito rica para nós que tivemos a oportunidade de atuar numa região carente onde estes projetos podem realmente fazer a diferença. Talvez atualmente esta disciplina já tenha se modificado e sejam desenvolvidos outros tipos de projetos interdisciplinares ou tenha outros objetivos, mas essa foi a minha experiência.

Este tipo de projeto ajuda o aluno a ampliar sua capacidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos de maneira integrada e possibilita o entendimento dos problemas nutricionais da população e como preveni-los.

Dificuldades

A elaboração do projeto é a única dificuldade pois é preciso coletar dados, fazer os cálculos usando as fórmulas estatísticas, desenvolver o plano de ação e escrever o artigo final para a apresentação do projeto, todas estas etapas demandam boa vontade, dedicação e organização.

O que o professor cobra do aluno?

O professor espera que o aluno seja capaz de:

  • Coletar dados corretamente para o projeto.
  • Fazer análise estatística.
  • Elaborar um plano de ação para colocar em prática.
  • Inter relacionar as duas disciplinas no projeto.

Nutrição Integrada na prática

A Nutrição é uma ciência que pode integrar-se em outras áreas da saúde e a prova disso é que atualmente já existem especializações em campos como a estética e a fitoterapia, assim como há uma procura por profissionais nutricionistas que tenham estudado também acupuntura, medicina ayurvédica, nutrição comportamental que alia a terapia cognitiva que é uma área da psicologia a terapia nutricional, etc., isso prova que a integração de outras ciências ou conhecimentos milenares na prática da nutrição pode ser um diferencial para quem ingressará na área ou para quem já trabalha nela e sente a necessidade de mudar, assim como é uma ferramenta que irá possibilitar levar benefícios para quem necessitar de atenção no tratamento nutricional.

Conclusão

Integrar áreas que possam complementar o trabalho do nutricionista é uma maneira de melhorar o atendimento de quem necessita de cuidados nutricionais principalmente na Saúde Pública que é a população mais carente, assim como amplia o campo de trabalho quando este profissional atua em clínicas particulares, ou ainda quando trabalha em unidades de alimentação.

A integração com outras ciências além de enriquecer os conhecimentos e amplia a visão do nutricionista sobre o outro, tornando este profissional mais capacitado.

Marilucia Lima - nutricionista



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos