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Curso superior de História: Estágio Supervisionado

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Curso superior de História: Estágio Supervisionado é uma disciplina do curso superior de História.



Os estágios supervisionados são requisito obrigatório para a obtenção do título de licenciado em História. Na formação do futuro professor, eles têm o papel de possibilitar experiências de práticas no ambiente escolar enquanto o aluno ainda está na faculdade. Desta forma, o estudante possui o professor universitário e o professor supervisor auxiliando-o na transição entre os dois espaços.

O que é

Segundo as diretrizes do Conselho Nacional de Educação, os alunos de licenciatura devem cumprir 400 horas de estágio supervisionado em instituições educacionais, além de 200 horas de Atividades Acadêmico – Científico- Culturais (as famosas AACC’s). Há algumas faculdades que deixam para o estudante a organização do seu estágio; em outras, a carga horária é dividida entre as disciplinas a serem cursadas. A minha opta pela segunda opção e esta é a distribuição atualmente:

30h – Didática;

100 h – Ensino de História: Teoria e Prática;

90h – Metodologia do Ensino de História I;

90h – Metodologia do Ensino de História II;

60h – Política e Organização da Educação Básica no Brasil (POEB) e

30h – Psicologia.

A minha dica primordial é: não deixe o estágio para o final do semestre ou do curso, pois é algo que ocupa um tempo razoável e a sua vida não se resume a ele. Organize-se para realizar ao menos 5 horas semanais (a lei prevê até 6h por dia e 30h semanais) e aproveitar a experiência para preparar-se para o trabalho que provavelmente você exercerá por toda sua vida.

Os tipos de estágio

A forma como os estágios são realizados dependem da orientação de cada faculdade. Na minha, as horas de estágio são divididas entre as 6 disciplinas citadas e cada uma possui um enfoque diferente.

No geral, temos duas ações a serem realizadas no estágio: a observação e a regência. 90% das 400 horas serão dedicadas à observação, o que significa que o professor espera que você apenas acompanhe as aulas, faça anotações do que viu e problematize algum aspecto que se relacione com a disciplina em questão. É uma análise do ambiente escolar (por exemplo, discutir recursos didáticos, indisciplina, etc).

No final da graduação, quando você cursa Metodologia do Ensino de História II e Ensino de História: Teoria e Prática, exige- se que você intervenha em sala, propondo uma regência. Você pode sugerir até três aulas e, para prepará-las, deve ter o suporte do professor da faculdade e o da escola.

Porque fazer o estágio (de verdade)

Muitos estudantes não gostam de fazer o estágio porque demanda uma mudança de rotina: gasto de tempo no deslocamento para a escola, assistir a “mesma aula” repetidas vezes, ausência de remuneração, etc.

Eu concordo que tudo isto nos canse, já que a própria faculdade nos exige muito e há estudantes que também trabalham. Mas a vivência no espaço escolar traz uma experiência que não nos é dita em sala de aula e que fará diferença quando você se tornar, de fato, professor. Nós passamos anos como alunos, mas ao passarmos para “o outro lado”, descobrimos o quão complexo é o ambiente escolar.

Você verá que não dará aula apenas de História. Como professor, você se verá discutindo questões e resolvendo problemas que inicialmente não deveria. Em quase todos os estágios, vi os docentes intervindo em conflitos religiosos em sala de aula e problematizando falas preconceituosas.

Infelizmente, descobrirá que a sala dos professores é um dos lugares mais tensos da escola. Ela também é um local de poder e de disputas.

Acredito que o primeiro passo para ter um bom estágio é escolher professores motivados para sua supervisão. Eles te ajudarão a compreender este ambiente, que posturas vão ser exigidas de você e como contornar problemas cotidianos.

Lembre-se: você é apenas um estagiário

Em todas as disciplinas que cursei, os professores alertavam que algumas escolas tendem a pedir para que o aluno realize tarefas que não estão incluídas no estágio, como cobrir aulas vagas. Não aceite isso!

Conclusão

Aproveite o estágio para observar, perguntar e entender o funcionamento da escola e das responsabilidades do professor. A partir destas experiências, pense em que tipo de docente você quer ser e o que se espera do seu trabalho.

Ana Paula Santana Bertho, graduanda em História pela Universidade de São Paulo.



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