Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Educação Física: Matéria Recreação



Ela pode ser também chamada de lazer e recreação, recreação escolar, Jogos, recreação e lazer, recreação e ludicidade, etc. Aqui será dado ênfase ao jardim de infância com foco em natação e jogos aquáticos.

O que é Recreação com ênfase na natação e jogos aquáticos?

Os exercícios de natação exigem alguns preparos especiais. Ir à piscina (fora do jardim de infância) representa sempre uma "excursão" para a qual valem normas de conduta do professor e do grupo infantil.

Toda criança deveria aprender a nadar antes de entrar na escola.

As formas de auxílio ao ensino específico da natação são assim reunidas:

- fase preparatória

- organização

- higiene e conscientização da saúde

- equipamento e material de brincadeiras

1. Fase preparatória, concordância, motivação

A natação com um grupo de crianças do jardim da infância exige uma fase preparatória. Pelo contato permanente do educador com as crianças e seus pais, podem ser criadas condições excelentes de concordância e motivação.

- Esta concordância pode ser obtida, por exemplo, através de meios audiovisuais, como recortes de jornais, filmes, discos com o tema “água”. Pode-se incentivar a imaginação da criança através de leituras ou conversas em que são relatados acontecimentos e experiências feitas neste ambiente.

- Pode-se acrescentar motivação através de brinquedos e equipamentos produzidos pelas próprias crianças, como por exemplo, naviozinhos ou pedrinhas que elas pintam em cores variadas. Uma excursão à piscina, só para olhar, pode ter efeito positivo sobre a expectativa das crianças.

- Desta fase preparatória fazem parte as indicações sobre medidas de segurança e de higiene e as regras de conduta na piscina, sem o que não é possível realizar jogos animados ou nadar.

- Das medidas higiênicas fazem parte o banho completo, usar a toalete antes de entrar na piscina e o uso de escovas para o corpo ou toalhas de fricção.

As crianças devem assimilar estas formas de conduta e saber usá-las em diversas situações.

- As crianças, de um modo geral, sabem das diferenças entre ar e água, sabem que são dois ambientes distintos. Faça-lhes perguntas como: “Por que não podemos correr tão depressa n´água. Os pais que nadam serão os auxiliares mais qualificados.

2. Organização

Bacias com água ou piscinas plásticas são usadas regularmente no jardim da infância em dias quentes.

A segunda fase na aprendizagem da natação realiza-se, dentro do possível, numa piscina com piso reversível ou de profundidade crescente ( de 30 a 110 cm ).

O grupo de iniciantes compõem-se, no máximo de 10 a 12 crianças. Ele será orientado por um ou dois educadores, sob a supervisão de um chefe geral. Os pais devem apoiar, dentro do possível, o trabalho do grupo n´água, no vestiário e no chuveiro.

Os educadores deveriam ter o certificado de “salva- vidas” da Associação Alemã de Salva-Vidas – DLRG, com cursos adicionais de primeiros socorros, salvamento e respiração artificial e ter noções de metodologia do ensino da natação ao principiante. Estes cursos rápidos podem ser acompanhados em fins de semana ou à noite, nos moldes dos cursos de dirigentes de despostos ( Ubungsleiter ).

A duração da aula de natação deveria ser de 30 a 40 minutos. Durante todo o tempo, inclusive enquanto se encaminham à piscina, deve ser garantida a segurança dos alunos. Para isto, costuma-se usar o sistema de controle de grupos de dois, que as crianças aceitam com prazer: duas crianças cuidam-se mutuamente, uma é responsável pela outra.

Uma medida de segurança importante para o educador consiste em contar as crianças, não só na entrada e saída da piscina, como até de vez em quando durante a aula.

O que se estuda nesta matéria?

A disciplina de Recreação é uma disciplina em que se aprende sobre jogos e brincadeiras e também sobre atividades lúdicas que podem ser aplicadas como recreação inclusive no jardim de infância como foi dado ênfase nesse texto.

Como são as aulas?

As aulas são vistas na teoria para o que vai ocorrer na prática.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da carrocinha?

As dificuldades consistem em entender como dar importância ao lazer e a recreação para uma melhor qualidade de vida. E também na aceitação da importância da recreação para os alunos.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Os professores cobram a elaboração de um planejamento que seja mais participativo, um rigor-científico, uma vivência teórico-prática, a realização de pesquisa e a avaliação.

Júlia Guimarães Ubiali, Licenciatura em Educação Física.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos