Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


O que é graduação: Bacharelado, licenciatura e tecnologia?



Em termos de educação, a graduação é um título universitário que uma pessoa recebe ao concluir o seu curso superior e este é portanto o primeiro título na educação superior, possibilitando ao graduado seguir seus estudos em pós-graduação, tanto no sento amplo (latu sensu), como no sentido estrito (stricto sensu) ou mestrado e doutorado, como é mais conhecido este último.

A graduação está divida em vários tipos de cursos, como:

Bacharelado

Bacharelado é um nível de graduação conferido a concluintes de vários cursos superiores no Brasil. Normalmente ele prepara o aluno para a pesquisa ou para a atuação direta no mercado de trabalho no ramo estudado. No Brasil, além do grau de bacharelado, existe ainda a licenciatura e o tecnológico. Todos são cursos de graduação e ocorrem logo após o ensino médio.

O bacharelado normalmente é o nível usado em cursos para preparar o aluno para a atuação no mercado de trabalho ou para a pesquisa. Desta forma, um estudante que concluiu o bacharelado em matemática, será um matemático, se concluiu o bacharelado em química, será um químico e assim por diante.

O tempo deste curso varia de acordo, normalmente 4 anos ou 8 semestres. Este é o padrão para boa parte dos cursos de bacharelado, já os cursos de direito, engenharias e outros costumam ser 5 anos ou 10 semestres. Cursos de medicina geralmente são 6 anos ou 12 semestres.

Licenciatura

Já a licenciatura é o nível que prepara o aluno para ser professor no ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas no país. Desta forma quem faz licenciatura em matemática, poderá dar aulas desta disciplina, quem fez química poderá dar aulas de química e assim por diante.

Tecnologia

Os cursos de tecnologia são de curta duração, geralmente em torno de 2 anos e com isso eles atendem a outro propósito que é dar uma formação mais rápida e portanto mais focada em um segmento. Já o bacharelado, como é mais extenso foca a disciplina como um todo e portanto é uma formação mais sólida neste sentido.

Graduação - bacharelado

Resumidamente temos:

Dentro da graduação existe algumas divisões por tipos de cursos ou a sua correta aplicação. Alguns cursos são de bacharelado e estão direcionado para a pesquisa ou atuação direta no mercado de trabalho. Outros cursos são de licenciatura e tem como objetivo a formação de professores para atuarem no ensino fundamental e médio. Por fim alguns são de tecnologia ou tecnólogos e estes são feitos em menor tempo, geralmente 2 anos, e tem como proposta uma formação mais rápida e direcionada ao mercado de trabalho. Portanto, tanto o bacharelado, licenciatura e tecnologia são níveis de graduação.

Perguntas e respostas

Quantos anos duram uma graduação?

Depende do curso. Como explicado acima, os cursos de tecnologia são de curta duração e geralmente podem ser feitos em torno de 2 anos. Na outra ponta existe os cursos de medicina, por exemplo que são 6 anos. A maioria é 4 anos, mas engenharias, direito, alguns da área de saúde, entre outros são 5 anos.

Quais os requisitos para uma pessoa fazer uma graduação?

Primeiro ele precisa ter concluído o ensino médio e isto deverá ser comprovado no ato da inscrição. Além disso é necessário se submeter ao processo seletivo ou vestibular e ser aprovado no mesmo. Em muitos casos o ENEM é obrigatório, como nas universidades públicas que utilizam o SISU como processo de seleção das vagas para seus cursos.

É possível e vantajoso fazer mais de uma graduação?

Possível é. Agora, se é vantajoso creio que a resposta poderá ser sim ou não. Quando você faz uma segunda graduação relacionada com a primeira, isto pode ser bom e o conhecimento de uma irá agregar ao da outra. Outra situação que pode ser vantajosa é quando a pessoa descobre que a profissão que escolheu não é a melhor e deseja mudar de profissão.

De qualquer forma, uma segunda ou terceira graduação requer uma razão para tal. Fazer, apenas por fazer não é vantajoso nem inteligente. Nesses casos o melhor seria fazer uma pós-graduação na área em que se formou ou em área complementar.

Quais são os principais cursos de bacharelado?

Todas as engenharias, direito, medicina, odontologia, ciência da computação, análise de sistemas, farmácia, arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, administração, ciências sociais, publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas, entre outros.

Existem alguns cursos que são normalmente oferecidos tanto em bacharelado como em licenciatura, como é o caso de matemática, letras, física, química, biologia, história, geografia, educação física, entre outros.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos