Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Química aplicada para Engenharia Civil



A maioria dos cursos da área de ciências exatas e biológicas estudam a disciplina de química. Isso prova que a química está presente na maioria das áreas do conhecimento. No curso de engenharia civil, além da grade curricular ter a disciplina de química geral e aplicada, esta matéria é estudada indiretamente em outras disciplinas. Na matéria de fenômeno dos transportes, por exemplo, se estuda compostos químicos e suas reações.

Podemos dizer que a química está presente na maioria das matérias que compõe o curso de engenharia civil. Pois esta matéria é estudada nas disciplinas de estrutura metálica, estudo dos solos, materiais de construção, concreto armado I e II, entre outros.

Nesta matéria de química se estuda as reações e observa a ocorrência de fenômenos nos laboratórios da faculdade. São aulas práticas em sua maioria.

Como a faculdade tem a incumbência de preparar o aluno para o mercado de trabalho, este curso requer uma maior dedicação por parte do aprendiz. Todas as matérias desde curso são extensas e pesadas. As aulas de laboratório são uma delas.

As aulas de Química

Antes de decidir fazer o curso de engenharia civil, eu prestei vestibular algumas vezes para química industrial. Como a concorrência era muito grande, eu acabei optando para o curso de Tecnologia em Construção Civil. Tempos depois eu fiz engenharia. Então, a paixão por química era antiga. Era a matéria que mais eu estudava.

No curso de engenharia civil, eu pude estudar quase todos os tipos de reações, conhecer a tabela periódica e consequentemente, foi acrescentado em mim o conhecimento químico que posso usar fora do local de trabalho.

Na disciplina de fenômeno de transporte, os alunos de engenharia estuda o fenômeno da termodinâmica, transferência de calor e mecânica dos fluidos. São conhecimentos que o profissional poderá utilizar em outras áreas. A engenharia civil pode ser chamada de um curso universal, pois abrange várias áreas do conhecimento. Na disciplina de mecânica dos solos, o aprendiz estuda os tipos de solo, sua granulometria e seus coeficientes de plasticidade. Na disciplina de estrutura metálica, o aluno estuda os materiais usados na composição da estrutura e suas propriedades. O aço, juntamente com o concreto faz uma combinação indispensável para os esforços de tração e compressão. Além desse conhecimento de resistência do aço, o aluno deve conhecer o comportamento do aço quando este está sujeito a diferentes tipos de esforços. As ligas metálicas são usadas em outras locais fora da área civil, aumentado ainda mais a importância do conhecimento dos variados tipos de comportamento do aço. Na disciplina de concreto armado, uma das disciplina mais importante do curso, o aluno estuda muito química. Logo, é uma matéria que requer do aluno um domínio maior das disciplinas estudadas anteriormente.

A química neste curso é uma das principais matérias, pois está presente na grade das outras. Quando algum conteúdo de química não compõe a grade de outra matéria, subtende-se que o aluno já tenha conhecimento necessário para seguir em frente.

O concreto é um composto formado por água, cimento e areia. Esta composição refere-se uma das mais usadas em todos os serviços dentro de uma obra. Esta mistura aparece da seguinte forma: concreto armado, protendido, magro, entre outros. O preparo do concreto pode ser feito na obra ou em uma concreteira. A preparação desde concreto é um tipo de mistura com reações químicas. Aliás, o cimento é um produto químico e a pessoa que for manuseá-lo, será necessário ter um pouco de conhecimento com produto químico.

O conhecimento dos produtos químicos e suas reações é o que apresenta mais cobrança dos professores para com os alunos. A maioria dos materiais usados na construção civil são oriundos de processos químicos.

Conclusão

No entanto, a química é uma matéria a qual todos os estudantes, independentemente de sua área de atuação, deveria estudá-la.

Márcia Gonçalves, graduada em Engenharia civil pela faculdade Metropolitana de Marabá-PA



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos