Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de História: Metodologia Científica



Metodologia cientifica é a matéria que ensina e direciona o acadêmico a elaborar trabalhos como projetos, monografia, dissertação e tese, ou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) como são chamados, mas cada um com sua particularidade no que se refere às pesquisas e os métodos utilizados seguindo regras e normas. Portanto metodologia são os caminhos utilizados para a realização da pesquisa com explicação detalhada, clara e objetiva do assunto. E a pesquisa é a análise do assunto em vários referenciais para fundamentar o trabalho.

O que se estuda?

É na Metodologia cientifica que se aprende a estruturar o trabalho, como deve ser escrito, quais as regras seguidas das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Aprende-se a identificar os métodos que serão utilizados no trabalho, como pesquisar, a construir a problemática do assunto, objetivo geral e específico e justificativa, ensina também a identificar e escrever citações e referencias bibliográficas.

Através dos conhecimentos obtidos nessa disciplina passamos a falar e escrever de maneira adequada e também analisar diversos textos. O importante que é um conhecimento adquirido que sempre será usado na realização de outros cursos de graduação.

É uma matéria muito interessante, pois direciona o aluno no caminho da prática e da pesquisa, pois com ela passa-se a ter base para escrever e para pesquisar.

Como são as aulas

Geralmente as aulas são teóricas e práticas com estudos dos textos, pesquisas, elaboração de projetos e artigos científicos, escritas de citações diretas e indiretas, e estudo de toda a estrutura do trabalho acadêmico.

Na escrita do TCC é cobrada uma linguagem acadêmica, clara e objetiva, sem rodeiros e exageros na linguagem como jargões. A coerência é essencial para que o leitor entenda com clareza, é imprescindível a utilização de citações, pois elas indicam que sua pesquisa foi fundamentada.

Os trabalhos acadêmicos são divididos em artigo cientifico, para quem está graduando, dissertação para quem fez mestrado e tese para doutorado. Esses trabalhos são muito importantes para a formação do individuo, sem a elaboração do trabalho não se conclui o curso.

A contribuição da disciplina para o curso?

A importância da metodologia cientifica para o curso de história está no ensino dos métodos de pesquisa, onde o aluno aprende a pesquisar, a classificar, a analisar mais detalhadamente e questionar sobre o assunto pesquisado. A aprendizagem dessa disciplina facilita e orienta o ensino do professor, pois ele passa a ter bagagem suficiente para instigar seus alunos a pesquisar e analisar assuntos históricos.

Conclusão

A disciplina de metodologia cientifica está presente em todos os de cursos de graduação porque enriquece a grade curricular e completa um ciclo de estudo. Não é possível escrever um artigo cientifico sem essa base de orientação, é com ela que passamos a ter clareza no que escrevemos e no que queremos que as outras pessoas entendam.

Pode-se dizer que a metodologia cientifica qualifica o graduando em seu curso, pois é seu ultimo trabalho, um estudo detalhado sobre algum assunto que foi estudado, discutido no decorrer da sua formação.

Portanto essa disciplina contribui com uma formação sólida, em que a pessoa sempre procura estar aprendendo para ensinar.

Iraci Cunha Ferreira Costa,graduada em Normal superior pela Universidade Antônio Carlos- UNIPAC,em pedagogia pela Faculdade AD1de Taguatinga ,Distrito Federal.Graduada em História pela Faculdade de Nanuque-FANAN,Pós graduada em biblioteconomia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante-FAVENI,Cursando pós graduação em Educação Especial e Inclusiva pela FAVENI,Cursando geografia pela FATESF (Faculdade São Francisco).



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos