Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Ciências Biológicas: Geologia e Paleontologia



A Terra e as vidas existentes no planeta estão em constante processo de transformação. Entretanto, em uma escala de tempo que não é possível observar alterações expressivas no tempo de vida humana. Por isso, cientistas e pesquisadores têm buscado compreender a origem, formação e funcionamento da Terra com base em evidências encontradas em elementos como minerais, rochas e fósseis. Este estudo é chamado de Geologia e Paleontologia.

O que são Geologia e Paleontologia?

A Geologia é a ciência que estuda a origem, a composição, a estrutura e as transformações da crosta terrestre. Enquanto isso, a Paleontologia é o estudo das formas de vida existentes nas eras geológicas a partir de registros fósseis, tendo como base a biologia e a própria geologia.

Estas ciências podem ser apresentadas em uma única disciplina, ou trabalhadas separadamente em duas disciplinas. Além disso, costumam ser abordadas na graduação de Ciências Biológicas, mas também podem ser encontradas em outros cursos, como o de Geografia, Geologia, Geofísica, Paleontologia, Engenharia Ambiental, entre outros.

O que se estuda nesta matéria?

O conteúdo de Geologia e Paleontologia abrange toda a história da formação da Terra, desde o Big Bang até a fase cósmica do planeta. Assim, são apresentadas as características estruturais e composição da Terra, seu surgimento e evolução, dinâmica global e externa. Também são mostrados os ciclos das rochas e minerais, os registros sedimentares, os processos e produtos de fossilização, técnicas de datação e conservação. Ademais, abordam-se a explosão da vida no Paleozoico e a evolução da biosfera moderna no Mesozoico e Cenozoico. Por fim, geralmente é discutido sobre a Geologia e Paleontologia especificamente no Brasil.

Algumas referências bastante recomendadas para auxiliar no processo de aprendizagem da disciplina são os livros: “Paleontologia” de Ismar de Souza Carvalho; “Para Entender a Terra” de Thomas H. Jordan, Iuri Duquia Abreu e John Groetzinger; “História Ecológica da Terra” de Maria Lea Salgado Labouriau; “Decifrando a Terra” de Wilson Teixeira, Thomas Fairchild, Fabio Taioli e Cristina Toledo e; “A Evolução Geológica da Terra e a Fragilidade da Vida” de Kenitiro Suguio e Uko Suzuki.

Como são as aulas?

A matéria de Geologia e Paleontologia são, normalmente, compostas por aulas expositivas sobre os conceitos descritos acima, bem como aulas práticas com manuseio de materiais geológicos e fósseis. Muitos professores fazem uso de ferramentas audiovisuais e softwares como recursos adicionais a essas aulas. Além disso, grande parte das faculdades levam os alunos a visitas de campo em museus, formações geológicas, geoparques ou reservas, para mostrar a preservação do patrimônio geológico e paleobiológico. Estas visitas são essenciais para a fixação dos conceitos abordados e a visualização da riqueza histórica que traz os elementos geológicos e paleontológicos para a construção do conhecimento sobre o planeta Terra.

Quais as dificuldades no estudo de Geologia e Paleontologia?

As principais dificuldades encontradas em Geologia e Paleontologia são relacionadas à elevada carga teórica desta matéria. O conteúdo, geralmente, é repleto de conceitos e características sobre as eras geológicas e paleontologia (incluindo a composição física e biológica), que dificulta a memorização na hora de estudar para prova. Além disso, as duas ciências são complementares, ou seja, o conhecimento de uma serve como base da outra. Desta maneira, é extremamente importante entender a dinâmica dos processos geológicos para conseguir em que momento pertencem os vestígios fósseis.

Considerações finais

Como conclusão, nota-se que a disciplina de Geologia e Paleontologia é primordial para o profissional em ciências biológicas entender o processo de formação do planeta e das formas de vida existentes hoje. Este estudo esclarece o funcionamento da história da Terra e da biosfera como partes interativas de um sistema em constante transformação. Deste modo, a formação desse profissional exige o estudo teórico e prático desta disciplina para que possa compreender a origem e a dinâmica do planeta Terra.

Bruna Chyoshi, formada em Engenharia Ambiental e Urbano e em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Atualmente, mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental também pela UFABC.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos