Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


FIES: Renovação, aditamento e segunda via do boleto



Para muitos universitários que contrataram recentemente o serviço do FIES, algumas dúvidas podem surgir a respeito de determinados procedimentos. Questões referentes ao aditamento de renovação de semestre, por exemplo, e a emissão de uma segunda via, em casos da não entrega do boleto pelos Correios.

Como proceder diante destas situações?

Neste artigo, vamos esclarecer estas dúvidas, que cercam muita gente.

Como fazer o aditamento de renovação do semestre?

O aditamento de renovação de semestre, seja simplificado ou não simplificado deve ser executado através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

O CPA, que é a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, agenciará a renovação do seu acordo. Para isso, é necessário efetuar a confirmação das informações no sistema do SisFIES.

FIES Renovação

O (a) universitário (a) terá um prazo de vinte dias contados, a partir da data de finalização do requerimento para regularizar os dados a respeito do curso e valores do semestre.

No caso do aditamento simplificado, o estudante só precisa apresentar-se à CPSA da instituição de ensino para fazer a retirada de uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (o DRM), assinada pelo presidente ou vice da CPA.

Já para o aditamento não simplificado, o (a) aluno (a) deve se dirigir à CPSA para fazer a retirada da DRM devidamente assinada e, comparecer ao agente financeiro, junto dos fiadores (e em alguns casos, do (a) representante legal).

O (a) estudante deve oficializar o aditamento em um prazo de até dez dias, computados a partir do terceiro dia útil, depois da data de aprovação do requerimento.

Depois de regularizar junto ao agente de financiamento, é necessário apresentar uma cópia do Termo Aditivo na Comissão, para que o procedimento seja concluído.

Para isso, é necessário também apresentar à CPSA alguns documentos, que são:

Pelo universitário: Documento original da carteira de identificação, comprovante (original e cópia) de um comprovante de residência que seja atual, certidão de casamento (original e cópia), CPF e carteira de identificação do (a) esposa (a). Em caso de obtenção da bolsa parcial do ProUni, o termo de concessão ou termo mais atual (original e cópia) da modernização do uso do benefício.

O (a) aluno (a) também deve apresentar os mesmos documentos à agência bancária.

Já o fiador deve apresentar somente ao banco, a seguinte documentação: Carteira de identificação (RG), CPF, se for o caso, certidão de casamento, CPF e carteira de identidade (originais e cópias) do (a) esposo (a); e se durante o período após a contratação do FIES ou do último aditamento tiver tido alguma alteração de renda ou mudança de fiador do acordo de financiamento, comprovante de residência atual (cópia e original) e comprovante de lucros (original e cópia).

Como solicitar a segunda via de boletos:

Se você não recebeu o boleto do FIES pelos Correios, você pode solicitar a emissão de uma segunda via.

No banco da Caixa Econômica Federal, o (a) próprio (a) estudante pode gerar sua via, acessando o site da agência.

O boleto online é fácil de ser gerado e não é necessário informar os dados de usuário e senha para login.  Basta informar o número do CPF/ número do contrato, a data de nascimento e digitar o código de verificação.

Vale informar que o horário para efetuar a emissão do boleto online é das 9h às 19h, e só pode ser emitido em dias úteis (segunda a sexta). Aos sábados e domingos, a emissão online não é disponível.

Para acessar o portal da Caixa e fazer a solicitação da segunda via, o link é este aqui.

Já no Banco do Brasil, não é possível fazer a emissão online do boleto bancário. Em caso da não entrega do boleto pelos Correios, é necessário entrar em contato com a agência, por meio do telefone de Serviço de Atendimento ao Consumidor – Banco do Brasil, que é o: 0800-729-0722. Outra alternativa é comparecer à instituição financeira onde o FIES foi solicitado e fazer o pedido da segunda via.

Agora, você já sabe como realizar o procedimento de aditamento de renovação do financiamento FIES e como emitir a segunda via dos boletos.

 



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos