Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso superior de Engenharia Elétrica: Eletricidade Básica



Esta disciplina faz parte de alguns currículos de engenharia elétrica, e até de outras engenharias. Ela como seu próprio nome indica, dá uma introdução à eletricidade, logo, para muitos cursos de engenharia elétrica ela não é ministrada sozinha, mas como parte de outras matérias, como por exemplo circuitos elétricos 1. No meu caso, os conceitos de eletricidade básica fizeram parte da matéria circuitos elétricos 1, que é obrigatória.

O que é?

A eletricidade básica é uma matéria bastante introdutória, pois trata dos conceitos mais simples da eletricidade. Ela nos ensina sobre eletrostática, eletrodinâmica, os principais componentes eletrônicos, entre outros assuntos relacionados. Assim, seu principal objetivo é apenas nos dar uma noção do que está por vir neste curso.

Sendo assim, é de se esperar aulas tanto teóricas como práticas para que tais conceitos sejam bem entendidos por nós. Portanto nas aulas teóricas são dados os assuntos que em alguns casos podem vir a ser vistos também nas aulas práticas, isso porque certos princípios são bem difíceis de serem verificados em laboratório, principalmente aqueles ligados as forças magnéticas, nesses casos vemos experimentos que mostram os resultados das ações desse tipo de força. Contudo a maioria das aulas práticas nos ensina sobre os componentes eletrônicos mais usados em laboratório por meio da montagem de circuitos simples.

Já em relação as avaliações, as mesmas tendem a ser teóricas, já que os conceitos são simples mas fundamentais e precisam estar bem solidificados em nosso aprendizado. E por isso dificilmente são necessários trabalhos práticos, mas dependendo do curso, como por exemplo aqueles em que a eletricidade não é explorada a fundo, podem haver alguns trabalhos complementares, como por exemplo no uso da eletricidade com segurança.

Quais as dificuldades?

Alguns alunos desta matéria podem ter certas dificuldades nas aulas práticas, caso nunca tenham tido contato com laboratórios que envolvessem a montagem e análise de circuitos elétricos. Isso é um obstáculo que exige muita paciência e cuidado, já que a montagem incorreta de um circuito elétrico pode levar ao curto-circuito, um grave problema que pode causar desde apenas sustos, até ferimentos leves, e em último caso a morte. Portanto é muito importante sempre pedir a algum técnico de laboratório, ou ao professor para conferir todas a ligações antes de energizar o seu circuito.

Já nas avaliações os assuntos de maior dificuldade para nós alunos, geralmente são aqueles que envolvem o eletromagnetismo já que são de difícil compreensão pois exigem de nós uma certa abstração, pois são fenômenos que geram resultados não conseguimos “tocar”. Assim, mesmo em disciplinas como essa, que apenas tratam de conceitos superficiais podem haver dificuldades neste quesito.

Além disso pode haver o caso em que o curso de engenharia não é voltado para a área de eletricidade, e esta matéria é o único contato do aluno com o assunto, o mesmo pode se tornar desinteressado pela disciplina o que pode levar notas baixas. Assim é preciso ter em mente que mesmo matérias não associadas ao nosso curso são importantes por nos trazer conhecimentos úteis à nossa profissão, já que a engenharia na prática envolve interdisciplinaridade.

Conclusão

Assim é possível notar que esta disciplina é de grande importância para, nós da área de eletricidade, já que cria em nós alunos os alicerces para o entendimento de outras matérias mais complexas. Além disso pode ser também de grande valia para outras engenharias que não lidam diretamente com a eletricidade, pois dá aos alunos a oportunidade de um contato superficial com os circuitos elétricos e os conceitos por trás de seu funcionamento.

Stefani Silva dos Santos, aluna de engenharia elétrica da UFOP.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos