Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Letras: Literatura Inglesa



A Disciplina: Divisão

A disciplina de Literatura Inglesa na faculdade que estudei, UERJ, campus FFP (à saber, Faculdade de Formação de Professores), é dividida de uma forma bem didática. São cinco classes, sendo elas: 1) Introdução ao Estudo das Literaturas de Língua Inglesa; 2) Literatura Inglesa I; 3) Literatura Inglesa II; 4) Literatura Inglesa III e 5) Teatro de William Shakespeare.

Irei discorrer sobre minha experiência em cada um desses tópicos. Peço que me perdoem se houver alguma matéria que já não lembre tanto. A primeira foi em 2012 e, para piorar, numa época muito complicado na FFP.

1) Introdução ao Estudo das Literaturas de Língua Inglesa

A faculdade sugere que comecemos os estudos literários no quarto período, ou seja, com dois anos dentro do ambiente acadêmico. Comecei a matéria de Introdução no período que a faculdade indicou. Mas, para ser sincera, não tenho muitas lembranças das aulas em si. Foi um período conturbado de greve e o professor apresentou as aulas de forma bastante corrida. Mas tenho certeza que ele fez seu melhor. É exatamente o que diz no nome, uma introdução. O docente faz um aparato histórico apresentando os principais nomes da literatura inglesa que foram destaque durante diversos períodos.

O trabalho final era um seminário, cada grupo ficava com um período da história e apresentava. No meu caso, o grupo ficou de apresentar em um dia que acabou sendo paralisação, o que fizemos foi entregar um resumo do que iríamos mostrar para a turma. E, como imaginam, não ficou muita coisa dessa matéria na memória hoje.

- Ementa da disciplina

• Objetivos:

a) Analisar os contextos socio-históricos mais representativos da história da cultura angloamericana e de formação das literaturas de língua inglesa;

b) Introduzir conceitos teóricos, em língua inglesa, para o estudo da literatura de modo geral.

• Resumo:

Estudo sobre o complexo cultural em língua inglesa, sua formação e consolidação na modernidade. A formação das literaturas inglesa e norte-americana. As literaturas inglesa e norte-americana hoje. Os conceitos básicos da literatura, da leitura e da crítica literária em língua inglesa.

2) Literatura Inglesa I

Aqui já começamos com a matéria de forma mais específica. Literatura Inglesa I trata sobre a poesia e os grandes autores do passado.Tem como pré-requisito a matéria que tratamos acima. Essa foi uma das disciplinas que acabei cursando fora da ordem proposta pela faculdade, que seria o quinto período. Não tive muitos problemas com essa aula, porque sempre gostei de poesia, tanto de ler, quanto de escrever mesmo, logo, a interpretação acontecia de forma fácil. Porém, se você tem dificuldade com poesias, vai ser um desafio na sua grade curricular.

- Ementa da disciplina

• Objetivos:

a) Estudar a poesia em língua inglesa;

b) Analisar criticamente poemas selecionados.

• Resumo:

Estudo sobre a poesia na Inglaterra da Idade Média até a metade do século 20.

3) Literatura Inglesa II

Neste ponto já nos encontramos no sexto período, ou seja, é o seu terceiro ano de faculdade. Você já está na área vip dos veteranos e já sabe as estratégias para aproveitar melhor o seu curso (resumindo: quais aulas pode faltar ou chegar atrasado - brincadeira). Inglesa II tem como pré-requisito apenas Introdução e com todas as matérias a seguir acontece o mesmo, o que significa que você pode começar essa aula sem ter feito literatura I (poesia).

A ementa trata sobre o teatro inglês e nessa época fui apresentada a uma coisa que jamais esquecerei: o teatro do absurdo. Esse tipo de teatro é algo tão surreal que o nome o descreve perfeitamente. Não vou dar mais detalhes para não estragar sua surpresa, mas creia, você nunca será o mesmo após ler “Waiting for Godot”, de Samuel Beckett.

- Ementa da disciplina

• Objetivos:

a) Estudar o teatro em língua inglesa;

b) Analisar criticamente peças selecionadas.

• Resumo:

Estudo sobre o teatro na Inglaterra e na Irlanda da Idade Média aos dias atuais

4) Literatura Inglesa III

Caminhamos para o nosso sétimo período, se tudo correu bem e você conseguiu seguir a grade proposta. Nessa matéria você será introduzido a forma de literatura mais tediosa de todas: literatura realista. Mas não é o nosso realismo brasileiro, que tem um enredo envolvente e usa as palavras de forma crua e que chama atenção. É um realismo “comum”. O professor estuda com a turma prosas nas quais o cotidiano é relatado. Cotidiano mesmo. Quando a personagem vai à padaria comprar pão. Quando a personagem está no ponto de ônibus. Quando a personagem está na fila da xerox (mentira, não chega a tanto). Mas é para dar uma noção. São estórias que acabam sem um final em si. A grande trama é o dia a dia monótono de cada um de nós.

Se gostei? Sinceramente, não. Mas como o professor mesmo dizia, nós, alunos de Letras, somos leitores profissionais e não precisamos necessariamente gostar de uma estória e sim saber interpretá-la e analisá-la corretamente.

- Ementa da disciplina

• Objetivos:

a) Estudar a prosa de ficção em língua inglesa;

b) Analisar criticamente contos e poemas selecionados.

• Resumo:

Estudo sobre a prosa de ficção na Inglaterra e na Irlanda do século 18 aos dias atuais.

5) Teatro de William Shakespeare

Por fim, chegamos ao tão esperado oitavo período, a fase em que você começa a monografia e sua vida torna-se aplicar normas da ABNT e escrever um parágrafo para cada três horas de material lido. No meu caso, fiz essa matéria no sexto período. Não estava nessa sintonia de desespero do TCC.

Teatro de Shakespeare foi uma matéria que gostei de fazer. Na verdade nas matérias de literatura inglesa tivemos um ótimo professor. Exigente, mas que sabia conduzir a aula de forma cativante (mesmo as que eram sobre realismo). Nós estudamos duas peças do autor: Macbeth e Hamlet.

As avaliações consistiram em uma análise escrita de Hamlet, em aula com consulta apenas à peça e um seminário sobre um ato de uma das peças lidas. Nessa época eu ainda era muito insegura em falar inglês na sala de aula. Fui perder isso lá para o penúltimo período. Dessa forma, apresentar em inglês foi desafiador para mim, mas acabei sendo aprovada.

- Ementa da disciplina

• Objetivos:

a) Estudar o teatro de William Shakespeare;

b) Analisar criticamente peças selecionados

• Resumo:

Estudo sobre o teatro de William Shakespeare. As peças históricas, as comédias e as tragédias.

Conclusão

Tenho um resultado final positivo das matérias cursadas na UERJ. Os professores foram muito bons e as aulas sendo em inglês ajudaram para que eu desenvolvesse minhas quatro habilidades: fala, escrita, compreensão e leitura. São matérias que cobram um alto nível de proficiência na língua, mas o desenvolvimento como aluno e como falante é maravilhoso.

Beatriz Ramirez, graduada no curso de Letras Português/Inglês pela UERJ-FFP.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos