Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Marketing: Comunicação de Marketing



Comunicação de Marketing: público interno e externo

O assunto Comunicação de Marketing foi estudado dentro da disciplina Comunicação Empresarial do curso de Jornalismo da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia. A disciplina integrou a grade do sexto semestre da graduação e contou com Marcílio Costa como professor, que trouxe como métodos avaliativos a realização de seminários, provas objetivas e estudos de caso.

Os assuntos

O professor é formado em Administração e gerencia o jornalismo da TV Subaé, sediada em Feira de Santana, que integra a rede Bahia de Comunicação. Essa experiência profissional trouxe ricas experiências para a sala de aula, principalmente quando encontrei a união entre a teoria explicada e as vivências jornalísticas e empresariais do professor.

Uma das aulas foi voltada para a definição de comunicação interna e sua importância para o bom funcionamento da empresa. Aprendi que por mais que a empresa tenha uma boa assessoria de comunicação, a qual dialoga bem com os meios de comunicação e com o público, se não tiver uma boa comunicação entre diretoria e funcionários, todo o trabalho poderá ruir.

Telefone sem fio, boatos, rádio peão e tantas outras formas de “meios” de se comunicar que mais geram ruídos do que comunicação, são verdadeiros entraves para a lucratividade da empresa porque barram o próprio desenvolvimento dos funcionários. Para combater esses ruídos, a empresa deve utilizar meios como memorandos, intranet, boletins, informativos, caixa de sugestões, mural, dentre outros.

Cada Meio

Telefone sem fio, boatos e rádio peão são meios com a mesma finalidade: propagar equívocos. O problema dessas vias para se informar de comunicados é que os dados veem distorcidos, repletos de desinformações e dados truncados. O pior é que, por meio dos boatos, as informações tendem a se propagar mais rápido, sendo preciso usar ferramentas de comunicação interna oficiais para combater os dados não oficiais.

O professor detalhou cada ferramenta de comunicação oficial, explicando as vantagens que podem trazer na comunicação interna empresarial se aplicados.

Mural – tem grande utilidade para agilizar comunicados na empresa. Tem de ficar em local estratégico para que os funcionários tenham acesso às informações. A caixa de sugestões é uma boa ideia para se comunicar, se expressar, sem temer possíveis represálias. A intranet também é uma excelente ferramenta para uma eficiente comunicação interna porque tem custo baixo de manutenção e dá a certeza de que a mensagem foi enviada.

Os boletins e informativos são materiais impressos que, além de incentivar a leitura, também é um ótimo instrumento de comunicação interna, evitando que informações desencontradas permeiem o ambiente de trabalho. Durante a aula desse assunto, aprendi que os meios impressos são os mais trabalhosos em ser elaborados, porém, tendem a ser os mais completos em informações.

Orientações

A relação entre a comunicação interna e o marketing é bem direta, pois, conforme teorias apresentadas em sala de aula é impossível se executar um bom projeto de marketing com uma comunicação interna desorganizada. Não há avanços com ruídos graves de comunicação, principalmente se essas falhas começarem dentro da empresa.

A videoconferência também é um instrumento eficaz para a comunicação e atinge com a mesma informação uma quantidade significativa de funcionários, sem dar margem para equívocos. Pelo que observei, vale à pena investir maciçamente em meios internos que coloquem os funcionários a par de assuntos importantes da empresa e das suas respectivas funções.

Avaliações

Os métodos para realizar as avaliações desse ensinamento foram seminários, estudos de caso e provas objetivas. Durante os seminários, cada equipe teria que explicar uma crise enfrentada e como as ferramentas comunicativas ajudaram na superação, sendo uma das avaliações que mais aprendi sobre a importância de saber dar as informações precisas.

Os seminários eram aprendizados bem aprofundados e cabia a cada equipe fazer uma análise de programas de rádio de Feira de Santana, um de cada emissora, com a finalidade de avaliar, como alunos e ouvintes, quais os pontos fracos e fortes da programação. Além dessa análise, também era preciso elaborar um plano de marketing para tornar o programa ainda melhor em audiência.

Era uma forma de fazer com que futuros profissionais vissem o que era válido ou não se aplicar qu8ando tivessem no mercado de trabalho.

Aprendizado

Umas das maiores lições obtidas em Comunicação de Marketing é que se faz necessário um bom planejamento de comunicação estratégica para um plano de marketing ter êxito. Sem a comunicação eficiente, toda e qualquer ação de marketing, por mais que seja brilhante, estará fadada ao erro e falhas em tempo de competitividade pode ser fatal.

Michelle de Oliveira, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, com pós-graduação em Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.



 

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