Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


O que é Plataforma Lattes no CNPq e como cadastrar o currículo



A plataforma Lattes foi desenvolvida pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, órgão governamental veiculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação. É um local online onde estudantes, docentes e pesquisados de instituições de pesquisa e ensino superior, sejam eles da esfera pública ou privada, inserem as informações de sua vida e conquistas acadêmicas e profissionais. Dito de maneira extremamente simplificada, é uma espécie de currículo acadêmico.

Para que serve?

Plataforma Lattes

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o lattes não serve apenas para comprovar experiência acadêmica e profissional, visando obtenção de bolsas de estudos e financiamentos de projetos de pesquisa. Esta é sim sua mais conhecida finalidade. Mas, ele vai muito além disso. Com a junção de informações sobre currículos, grupos de pesquisa e instituições de ensino, a plataforma integrada é uma poderosa ferramenta estratégica para a formulação, planejamento e gestão de políticas públicas relacionadas ao ensino superior e à pesquisa no Brasil.

Quem pode cadastrar-se?

Podem efetuar cadastro na plataforma Lattes estudantes, pesquisadores, universidades e empresas. O cadastro é simples de ser feito. O upload de foto de identificação é recomendado mas não obrigatório.

Como cadastrar ou atualizar as informações?

A plataforma Lattes é muito completa. Por isso, oferece um número sem fim de categorias e subcategorias para inserção de dados. Independentemente do tipo de cadastro, ao entrar em sua conta na plataforma haverá, no menu superior, todas as categorias e seus complementos. Para a atualização, recomenda-se a separação de todos os documentos que irá upar para a plataforma (tais como certificados, diplomas, links de artigos publicados na web, ISBN de livros que contenha artigos de sua autoria, etc.). Esta tarefa costuma levar horas e, para os menos motivados, até dias. Portanto, organize-se e seja paciente.

Por que ter um currículo na plataforma Lattes?

O Lattes é o currículo padrão adotado pela grande maioria de instituições de ensino e de fomento à pesquisa no país. Além disso, é através dele que são concedidas as bolsas e auxílios do CNPq, tanto para cursos no Brasil, quanto para cursos no exterior, independentemente do nível. Além do mais, a plataforma realiza vários concursos relacionados às áreas científicas, o que além de prestígio pode render um bom dinheiro e ótimas oportunidades.

Outras perguntas e respostas

O que é currículo lattes?

Como o seu próprio nome já nos dá a entender, ele consiste em um currículo todo elaborado com base nas normas da Plataforma Lattes que, por sua vez, é voltada principalmente para o conhecimento e pesquisa científica. A plataforma é gerida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Em sua plataforma, o Lattes mantém uma base de dados extensa com currículos, grupos de pesquisa científica e de pesquisadores, além de manter várias instituições voltadas para o conhecimento acadêmico.

Por que fazer um currículo lattes?

Certamente você só precisará fazer um registro nessa plataforma quando der início à sua vida acadêmica científica. Isso porque o Lattes se tornou um verdadeiro padronizador de currículos para registrar tanto o percurso de estudo científico de acadêmicos, como também de pesquisadores. Nos dias de hoje, ele é utilizado pelas instituições de ensino superior de maior renome, além dos institutos voltados exclusivamente para a pesquisa.

Qual a diferença entre um currículo normal e o Lattes?

Diferentemente do Currículo Vitae, o Lattes é muito mais extenso, completo e abrangente. Ele é mais longo principalmente porque o estudante ou pesquisador deve detalhar cada uma das atividades desempenhadas em relação à sua carreira.

De uma forma geral, os estudantes devem ter entre uma e duas páginas de currículo registrado nessa plataforma, enquanto os profissionais, já com alguma experiência, têm entre três e cinco. Os pesquisadores e cientistas mais experientes podem ter currículos lattes de até oito páginas.

Quem pode ver os currículos?

Diferente de como o senso comum pode pensar, a verdade é que todos os currículos da plataforma lattes estão disponíveis para consulta do público na internet. Dessa forma, os materiais ficam disponibilizados principalmente para a comunidade acadêmica e pesquisadora de cada instituição de ensino.

Qual a importância do CV Lattes?

O currículo Lattes é fundamental para formar grupos de pesquisa e de trabalho, além de diagnosticar qual é o perfil do pesquisador, dentre as várias possibilidades do seu ramo de atuação. É a melhor forma, também, de expor o seu trabalho para avaliação e estabelecer uma imagem positiva para a pesquisa científica naquela área de ensino.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos