Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Civil: Hidráulica e Hidrologia



Por que é ensinado hidráulica e hidrologia na faculdade de engenharia civil?

É de fundamental importância para os engenheiros civis os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de hidrologia e hidráulica. É através desses conhecimentos que o engenheiro civil será capaz de prever inundações, projetar o abastecimento de água de uma cidade, indústria e irrigação, tratar águas residuais, calcular a vasão de rios e perdas de cargas nas tubulações.

O que é ensinado em hidráulica e hidrologia nos cursos de engenharia civil?

Na minha faculdade hidráulica e hidrologia compõem cadeiras distintas, mas ambas se complementam. Em hidrologia você irá aprender sobre o movimento da água no planeta: tipos de chuvas, o que são as bacias hidrográficas, os tipos de escoamento da água precipitada, cálculo da evaporação, se chove “n” milímetros em uma bacia, quanto de contribuição o rio receberá e qual será seu ganho de vasão. Os cálculos em hidrologia são poucos e simples, nada de integral ou derivadas, apenas algumas fórmulas prontas. Já em hidráulica, os cálculos predominam na disciplina que se dedica ao estudo do escoamento de fluidos em condutos e a utilização de bombas.

Na minha faculdade nós tivemos uma cadeira de hidráulica básica onde se estudava os comportamentos dos fluidos e nos foi apresentada a equação de Bernoulli, essa equação irá sempre está presente em tudo que você estive estudando de hidráulica, é as “leis de Newton” para os fluidos. Depois tivemos uma cadeira de hidráulica aplicada onde você aprende a calcular a perda de carga, variação de pressão e velocidade de um fluido em uma tubulação, dimensionar o tipo de bomba que será usado para recalque do fluido.

O que os professores mais cobram e como estudar?

Em hidrologia 70% é teoria e a leitura de livros indicado na grade do curso é o caminho para boas notas. Em hidráulica a receita é resolver muitos exercícios, resolva todos os exercícios dos capítulos ensinados pelo seu professor.

Eu utilizei no meu curso, tanto em hidráulica básica como em hidráulica aplicada o livro do Franco Brunetti, é um ótimo livro, pois possui uma linguagem de simples assimilação e ótima didática. Você conseguirá encontrar para baixar na internet a resolução passo a passo dos exercícios desse livro, a dica é ver a parte teórica, tentar resolver os exercícios e depois conferir na resolução se você fez tudo certo ou errou algo. Fazendo dessa forma você irá adquirir experiência na resolução dos exercícios e a prova não te assustará, lembrando que geralmente os professores retiram do livro as questões das provas.

Clerton Maia - Engenharia Civil



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos