Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade Ciências Biológicas: Ecossistemas Terrestres



Ecossistemas Terrestres é uma matéria da disciplina de Biologia Animal que vi no meu curso. É uma disciplina de 4 créditos de aula e 2 créditos de trabalho e de 120 horas de carga horária total. É obrigatória e semestral.

O que são Ecossistemas Terrestres?

O estudo do Ecossistema se faz no estudo da ecologia que se inicia com os níveis de organização, desde população até biosfera, em que alguns conceitos devem ser fixados. Em um ecossistema ocorrem trocas de matéria e energia da comunidade biológica, com o ambiente. Um ecossistema é uma entidade autossuficiente em termos alimentares.

O que se estuda nesta matéria?

Ecossistemas Terrestres e Florestas: Entre os principais tipos vale ressaltar as florestas, com destaque à Amazônia no Brasil que acaba sendo o maior grupo vegetativo desse tipo tropical ao redor do mundo. E se faz muito importante pois faz a renovação do globo terrestre retirando o excesso de hidrogênio e retribuindo em forma de oxigênio purificando e melhorando o clima. Para um ecossistema ser considerado floresta ele deve ser de certa forma a existir conjuntos repletos de vegetais, com árvores grandes que possam fazer o sombreamento e servir de habitat para vários tipos de espécies de animais. Atualmente existe uma preocupação universal por parte da (ONU), Organização das Nações Unidas em fazer com que se preserve as florestas por causa da fauna e do equilíbrio climático num mundo sofrido pelos efeitos do aquecimento global que está se acelera.

Ainda existem diversos outros ecossistemas terrestres como por exemplo:

Os desertos: Foram locais com vegetação mas devido a terem sofrido desmatamento natural ou artificial ocorreu a erosão que dominou as condições do solo. São grandes porções de terra compostas por areia, sal e gelo.

As estepes: Que são os tipos de ecossistemas em que não existe a presença de árvores de grande porte, específicas para regiões que tenham o clima do tipo temperado.

Savanas: A maior parte dos ecossistemas do tipo savana se encontram em zonas tropicais, contudo são diferentes pela alteração climática que possui longos períodos de chuva e seca de alterada forma. A maior problemática desse tipo de ecossistema ocorre por causa do aumento da taxa populacional ao redor que fica em conflito diretamente com a fauna. Por exemplo, na África, existem agricultores que fazem ataques aos leões e girafas que cercam o território para proteger o cultivo.

Como são as aulas?

As aulas são realizadas em 2 aulas teóricas e 2 aulas práticas, realizadas em laboratório. O laboratório possui uma grande infraestrutura atendendo tudo o que é necessário para as aulas. No laboratório é visto na prática o que foi estudado na teoria.

Quais as dificuldades que encontrei?

Em entender os diversos níveis de organização do estudo da ecologia. A população é o conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem na mesma área num mesmo intervalo de tempo. A comunidade biológica é o conjunto de populações de uma certa área, isto é, a reunião de todos os seres vivos, de diferentes espécies numa certa área. O ecossistema é a reunião da comunidade biológica com fatores ambientais ou abióticos. A biosfera é a reunião de todos os ecossistemas do planeta ou de todos os locais onde existe vida na terra.

O que os professores da faculdade mais cobram?

O estudo dos variados ecossistemas terrestres associados aos animais que neles habitam, de forma a relacionar os habitats desses animais com os seus respectivos ecossistemas.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

É uma disciplina que contribuiu muito para o meu curso superior, pois é parte essencial das ciências chamada de biologia animal em que além das outras biologias depois são estudados os estágios de ciências que possibilita a docência no ensino fundamental.

Júlia Guimarães Ubiali, 26 anos, estudante de licenciatura.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos