Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de nutrição: Nutrição Interdisciplinar



O que é?

Esta componente do curso de nutrição realiza a combinação entre duas ou mais matérias do curso, ou se combina com outras classes de outras graduações na área da saúde com o intuito de compreender determinado estudo sobre a ótica e pontos de vistas diferentes, tornando assim o preparo dos profissionais mais amplo, generalista e com humanidade. Onde também os futuros profissionais envolvidos conseguem perceber que a junção dos diversos saberes que dão suporte aos tratamentos dos pacientes, quando trabalhado em conjunto, ou seja, a equipe multidisciplinar, os tratamentos possuem maiores taxas de acertos e sucessos terapêuticos.

A interdisciplinaridade, atualmente é uma das maiores dificuldades para os profissionais de saúde, visto que mesmo sabendo e reconhecendo que cada área tem suas limitações em conhecimento, há um enfrentamento de ordem histórica, social e profissional, tanto com profissionais da saúde tanto com a mentalidade de alguns pacientes que não dão credibilidade a certas áreas da saúde.

O que é estudado e as metodologias empregadas nas aulas?

A interdisciplinaridade pode ser relacionada a todos os assuntos e matérias abordados durante o curso de nutrição. Mas sempre com a participação de outros saberes, como a enfermagem, a psicologia, a fisioterapia, a assistência social entre outros. Seguem alguns exemplos de estudos interdisciplinares:

  • Tratamento da obesidade nutrição x comportamento psicológico;
  • Melhora respiração em pacientes com DPOC relação entre nutrição e exercícios respiratórios;
  • Cuidados durante a fase do puerpério (alimentação da mãe/bebe, técnicas da pega, dentre demais cuidados com o recém-nascido);
  • Pesquisas sobre o estado nutricional de determinado grupo em relação as condições sócio econômicas;
  • Pesquisa de métodos químicos e microbiológicos para a analise de amostras de alimentos;
  • Avaliação Nutricional de diferentes grupos populacionais.
  • As cirurgias bariátricas e os tratamentos de pós operatório.

Estes são alguns dos temas que podem ser abordados, mas geralmente

O que os professores avaliam nesta disciplina?

Geralmente o professor indica os temas que podem e devem ser debatidos entre a turma e as outras classes de outros cursos. As aulas são teóricas, e há a apresentação de trabalhos orais e escritos e a realização de provas. Há também trabalhos que podem ser desenvolvidos com a comunidade local envolvendo as feiras, palestras e pesquisas com as turmas de cursos da saúde, conscientizando a população sobre determinado tema escolhido pelos alunos e professores.

Nesta disciplina é onde temos os primeiros contatos com a forma de trabalho de outras profissões relacionadas com a saúde, e onde os profissionais se adequam quanto aos tratamentos aplicados e desenvolvem o senso crítico, aprendem a se comunicar dentro de uma equipe buscando sempre o bem estar do paciente ou da coletividade tratada.

Como em outras disciplinas o professor preza pela participação do aluno nas atividades propostas, o domínio do conteúdo, a relação entre os colegas participantes e as condutas adotadas.

Livia Ribeiro Silva - Nutricionista (CRN 7333)



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos