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Curso Superior de Geografia: Metodologia Científica

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Curso Superior de Geografia: Metodologia Científica é uma disciplina do curso superior de Geografia.



A disciplina Metodologia Científica, na Estrutura Curricular, costuma-se ser uma das primeiras disciplinas da grade curricular de qualquer curso em Licenciado, possui uma carga horaria de aproximadamente 72 horas. Essa disciplina tem seu principal objetivo oferecer ao acadêmico o preparar teoricamente e metodologicamente para a elaboração de seu o Trabalho de Conclusão de Curso T.C.C. ou Artigo Científico.

É nesse momento que o acadêmico conhece a universidade através da história, a produção do conhecimento universitário, as normas como são elaborados o conhecimento científico e como se fundamenta na evidência dos fatos observáveis e a Filosofia na lógica de seus enunciados, assim o conhecimento teológico está preocupado com a revelação divina o conhecimento universitário com a ciência. Sendo um saber racional e objetivo, que se atém aos fatos podendo transcendê-los a ciência depende da investigação metódica o que a torna analítica e requer exatidão e clareza na busca e aplicação de leis, podendo se usar de predições úteis, porém verificáveis. E para iniciar os conhecimentos científico o acadêmico aprende na Universidade na elaboração dos trabalhos como: esquema, resumo Esquemático, analise textual, analise temática, analise interpretativa, resumo crítico, analítico, resenha e suas estruturas, fichamentos e por final a monografia. Assim como analisar que essa disciplina é fundamental na formação de qualquer profissional.

É nessa disciplina que são discutidos o planejamento da pesquisa e sua importância para a formação do futuro professor pesquisador. No final da disciplina os alunos devem apresentarem um pré-projeto de pesquisa e dominar conhecimentos sobre o projeto de pesquisa e seus elementos constituintes - tema, objeto de estudo, justificativa, problemática, hipóteses, objetivos, metodologia, orçamento, cronograma e bibliografia; a composição do relatório de pesquisa; a normalização do trabalho científico; os métodos de procedimento: experimental, observacional, comparativo, histórico e estatístico; técnicas de coleta de dados; amostragem; operacionalização das variáveis; tratamento, análise e representação de dados.

É nessa disciplina que são apresenta ao acadêmico a organização dos trabalhos científico e o suporte adequado às questões metodológicas de trabalhos científicos que serão desenvolvidos do decorrer da sua vida acadêmica e profissional as pesquisas em nível de graduação. Os conteúdos são organizados e trabalhados no decorrer da disciplina para facilitar a produção de trabalhos conforme padrões científicos.

Assim a disciplina Metodologia Científica trabalha a ciência e é um saber racional e objetivo, que vai além dos fatos podendo ser fundamentada com a ciência, para isso é necessário que o aluno utilize as metodologias de investigação metódica adequada ao qual podem se torna uma análise dos fatos que muitas vezes requer exatidão e clareza na busca e aplicação de leis, podendo se usar de predições úteis, porém verificáveis. É apreender a identificar o conhecimento científico saber racional que obedece a regras, leis, princípios e se contrapõe ao saber ilusório, às emoções e às crenças. Onde o aluno apreende a técnica o procedimento para identificar o senso comum - Aquilo que assimilamos por tradição. Ideias que nos ajudam a interpretar a vida e a julgar certas situações. Pode ser caracterizado em: Espontâneo, ametódico, empírico, ingênuo e subjetivo.

Também é nessa disciplina que tem a pretensão de abranger todas as questões envolvidas em Metodologia Científica para isso são apresentados os teóricos como Pedro Demo, Gil, Barros e a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Para assim procurando contribuir com o acadêmico e fazer também entender que os teóricos que deverão ser buscados em bibliografias específicas de cada área de interesse.

Geralmente a disciplina Metodologia Científica, procura ter um caráter sistêmico e inter-relacionado entre suas variáveis de estudo, devendo estimular os acadêmicos, a sempre buscar motivações para encontrar respostas às suas indagações, respaldadas e sistematizadas em procedimentos metodológicos pertinentes no decorrer da sua vida acadêmica e profissional.

Vale ressaltar que o acadêmico deve ser está buscando novos conhecimento para enriquecer com estudo dentro da faculdade, pois sabemos que muitas vezes esses assuntos necessita de um pouco mais de dedicação para que o processo de ensino e Ensino-Aprendizagem aconteça efetivamente, pois sabemos que essa atividade não é fácil, para mim acredito ser uma das disciplinas mais difícil durante a minha formação, pois requer muita pesquisa, escrita e desafios que irá nos acompanhar durante toda a nossa vida acadêmica e profissional.

Considero essa disciplina tão importante que você usará seus conhecimentos adquiridos nela até um doutorado.

Ana Santana Saldanha Maia Reis, graduada no Curso Normal Superior- Universidade do Estado do Amazônia, Especialista em Educação Infantil- Universidade Federal de Roraima, cursando 2º Graduação em Geografia - Universidade Estadual de Roraima- Pós Graduação no Atendimento Educacional Especializado- Universidade do Imigrante- FAVINE.



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