Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


O que é pedagogia, sua importância, faculdade e mercado de trabalho



Pedagogia é conhecida como a ciência da educação e esta se ocupa do estudo relacionado ao ensinar e aprender. A palavra é de origem grega que deriva de "paidos" ("da criança") e "agein" ("conduzir"). Embora seja muito emprega e direcionado à criança, ela é ampla e aplica-se ao ensino/aprendizagem de qualquer pessoa em qualquer nível educacional ou idade.

No Brasil há um curso superior de pedagogia que é licenciatura e necessário para quem deseja dar aulas na educação infantil, bem como nos anos iniciais do ensino fundamental, que corresponde do primeiro ao quinto ano.

A pessoa formada em pedagogia tem o título de pedagogo e embora seja a sala de aula sua principal ocupação, há também outras funções na educação em que ele pode desempenhar, como coordenação pedagógica, orientação e gerência. Esse último geralmente requer que o candidato tenha especialização em gestão escolar.

faculdade de pedagogia

Importância

Os diversos estudos deixam cada vez mais claro de que cada pessoa aprende de uma forma e que de maneira geral todas as pessoas podem aprender, mas é preciso levar em conta as limitações e particularidades de cada um. Desta forma a pedagogia é o caminho pelo qual educadores e educandos encontram a melhor forma para a construção do aprendizado. Em outras palavras não dá para aplicar o mesmo método indiscriminadamente a todas as pessoas, é preciso estudar, aprender e entender o melhor processo para cada situação.

O que é a faculdade de pedagogia?

É um curso superior de licenciatura destinado a pessoas que desejam lecionar na educação infantil e no ensino fundamental nas escolas públicas e particulares no Brasil. É também destinado a pessoas que desejam atuar em empresas e organizações, desenvolvendo projetos e atuando no processo de educação nesses locais.

Obs: quando afirmo professores, estendo a todos os profissionais da educação, como diretores, supervisores, coordenadores, entre outros.

O pedagogo trabalha apenas com crianças?

Na maioria dos casos sim, mas como já citado acima, a pedagogia não se limita a educação infantil. Contudo é nesta área em que se encontra o maior campo de trabalho.

Existe curso de pedagogia a distância?

Sim. O curso de graduação pode ser feito tanto na modalidade presencial como EAD. Existem contudo atividades que obrigatoriamente devem ser presenciais, como é o caso do estágio, mas é possível sim fazer o curso a distância e existem muitas faculdades e universidades no Brasil que oferecem esta graduação EAD.

Aliás, na modalidade a distância é que ele ganhou fôlego nos últimos anos. Isto porque em muitas localidades do país não havia e talvez ainda não há a opção pelo curso presencial. Desta forma, estudar a distância foi a forma encontrada por muitas pessoas para obter a formação necessária para atuar em suas localidades como professores.

Qual é a grade curricular do curso de pedagogia?

Para saber o que se estuda neste curso o ideal é olhar para a grade curricular em algumas instituições que mostram as disciplinas a serem cursadas. Veja abaixo algumas grades da graduação em pedagogia:



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos