Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Administração: Disciplina Contabilidade



O artigo mostra minha experiência como aluno do curso de administração com a cadeira de contabilidade. Ressalto os assuntos abordados, minhas técnicas de estudo, como o professor ministrava suas aulas e como esse cadeira serviu para o resto do curso e tem servido para minha vida profissional.

Contabilidade.

Primeiro precisamos entender o que é contabilidade. Contabilidade é a ciência que estuda os aspectos financeiros de uma empresa/organização, de forma quantitativa e qualitativa.

Registrando as movimentações financeiras. Esses registros servem para fiscalizações e para auxiliar nas tomadas de decisões do corpo administrativo da empresa.

Contabilidade no curso de administração.

A cadeira a qual estudei na universidade tinha o título de introdução à contabilidade. Nela pude apreciar os conceitos básicos, mas não menos importante do curso de contabilidade.

Foram apresentados conceitos de débito e crédito, formulação de demonstrativo de resultado (DRE) e balancetes, conceito de bens ativos e passivos, patrimônio empresarial e formulação de balanços patrimonial.

Esses conceitos serviram de bases para outras cadeiras oriundas do curso de contabilidade, como custo e formação de preço, controladoria e orçamento.

O professor se dedicou em sua maior parte do tempo ao conceito de débito e crédito, possivelmente por serem conceitos chaves para o desenvolvimento do restante da cadeira.

As aulas foram todas teóricas e com extensos exercícios para fixação e treinamento.

Para estudar a disciplina eu dedicava em torno de 1 hora dia para resolução de exercício e caso surgisse alguma dúvida pesquisava em livros da biblioteca os conceitos teóricos para suas resoluções ou as retirava diretamente com o professor.

Contabilidade na vida profissional do administrador

Não posso deixar de citar o quanto esses ensinamentos vêem contribuindo em minha vida profissional como administrador. Com base nesses ensinamentos pude acompanhar várias reuniões sobre o balanço patrimonial da empresa e entender a real situação que se encontrava, ajudar no gerenciamento das despesas pelo método das matrizes e formular orçamentos.

O conhecimento sobre patrimônio empresarial também foi bastante útil, permitindo o registro de todos os bens ativos e passivos da empresa no sistema de forma correta e seu controle de saída e entrada.

Conclusão

Diante do supracitado, podemos observar a importância em que a cadeira de contabilidade tem para os alunos de administração.

A análise para tomada de decisões muitas vezes irá ter como base os registros contábeis, quanto podemos investir na empresa? Como está a liquidez da empresa? Quanto de capital ativo a empresa tem? Quanto de passivo? A DRE foi positiva ou não? Essas análises orientam onde o administrador deve colocar a empresa no mercado frente aos seus concorrentes e clientes.

É importante se dedicar as cadeiras em comuns com o curso de contabilidade, pois além de auxiliar nas decisões, caso queira realizar uma graduação em contabilidade esses créditos já contam!

Iran de Melo - Administração de Empresas



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos