Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Ciências Contábeis: Estatística



Antes do curso de ciências contábeis o que eu pensava sobre estatística era que servia para coletar dados, como, numero de pessoas com mais de sessenta anos ou quantidade de crianças com menos de cinco anos coisas assim nunca imaginei que se aplicaria a Estatística na Contabilidade.

Contabilimetria

Sim contabilimetria foi o nome da matéria que estudei e, a dificuldade de lembrar esse nome já foi o meu primeiro desafio; quando recebi a grade de matérias e li este nome não fiz a mínima ideia do que se tratava, mas se tratava de estatística, na verdade a junção de matemática, estatística e informática.

Ate o momento da primeira aula, eu não fazia ideia da importância desta matéria e muito menos a dificuldade que era estudar Contabilimetria; não fazia ideia que é uma ferramenta muito utilizada nas tomadas de decisões na área contábil.

Mas é uma matéria que é difícil; pois apesar de envolver informática e matemática logo achei que iríamos ter aulas praticas em laboratório, porem, não foi, tínhamos sim, aulas praticas, mas eram poucas as maiorias das aulas eram teóricas posso dizer que oitenta por cento eram teorias, e a minha dificuldade e da sala toda era entender porque uma matéria que utiliza muito a matemática e a informática não praticava; levamos tempo para entender, mas o segredo estava ai, usávamos muito matemática e informática, porem a base era as informações e entender isso foi muito difícil parece bobagem hoje, mas para nós alunos que nunca tínhamos nem ouvido falar a palavra contabilimetria, posso dizer que foi uma das maiores dificuldades que eu em particular tive no curso de ciências contábeis.

Como eu não conseguia entender o motivo de tantas aulas pratica e a maioria da sala também não entendia, fomos falar com a professora, não me esqueço nunca o nome da professora que ministrava a matéria era Lucia; quando confrontamos a Lucia ela nos disse” vocês acham que saber fazer cálculos é o suficiente, então tudo bem iremos ter aulas praticas”, e assim foi. Primeira prova sem exceção a sala toda ficou com nota vermelha. Foi umas das piores notas que eu obtive, foi uma matéria muito difícil de entender, pois eu sabia muito matemática e também dominava informática, e a dificuldade de entender que a informação era a chave demorou um pouco.

Voltando a Teoria

Com a sala em vermelho, fomos humildes e pedimos para voltar as aulas teóricas, então assim foi, a cada dia a minha mente ia abrindo e a matéria ficando mais clara, entendi que se não tenho uma informação clara e precisa meus cálculos evidentemente serão errôneos, por isso tinha muitos textos para ler e compreender e assim foi as dificuldades foram sendo sanadas e a sala conseguiu entender a matéria e sua importância da mesma para a contabilidade.

Irene Gomes da Silva FNC Carapicuiba



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos