Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Cursos a distância da USP, UNESP e UNICAMP são reconhecidos pelo MEC?



Quando falamos em educação superior, precisamos compreender alguns conceitos importantes para podermos dar certas respostas e consequentemente compreendê-las. Uma delas é o reconhecimento de curso que é feito pelo Ministério da Educação.

Como a educação a distância ganha cada vez mais terreno e importantes instituições passam a ofertas cursos, como é o caso da USP, Unicamp e Unesp, a pergunta que fica é: Esses cursos EAD que essas importantes universidades oferecem tem reconhecimento do MEC?

A resposta direta é: Alguns sim, outros não. Agora, vamos explicar essa diferença.

Cursos de graduação

O governo de São Paulo através da Fundação Padre Anchieta mantém um projeto que eles chamam de a 4ª universidade pública de São Paulo, a Univesp ou Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Ela é na verdade a estratégia do governo paulista na oferta de cursos superiores a distância, através das universidades presenciais, ou seja, a USP, Unesp e Unicamp. Junta se ainda o Centro Paula Souza com a Fatec que a Faculdade de Tecnologia de São Paulo.

Desta forma, os cursos a distância oferecidos pela Univesp são chancelados por essas instituições e por serem cursos de graduação, precisam de autorização e reconhecimento do Ministério da Educação, como qualquer outro.

Fazendo uma rápida consulta no eMec que é o catálogo de cursos superiores do MEC, percebi pelo menos dois cursos autorizados lá:

  • Na USP tinha o curso de Licenciatura em Ciências na modalidade EAD, com polos de atendimento presencial ao aluno disponível em várias cidades do interior de São Paulo, como Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos, além é claro da capital paulista.
  • Na Unesp o curso de Licenciatura em Pedagogia, também na modalidade EAD.

Você pode acessar aqui o site da Univesp e conhecer os cursos, bem como a proposta desta instituição virtual para oferta de graduação a distância.

Cursos livres

Diferente dos cursos de graduação, os cursos livres, assim chamados, são aqueles que podem ser ofertados por qualquer instituição de ensino sem a necessidade de autorização ou reconhecimento do MEC.

Esses cursos geralmente são formações rápidas e pontuais sobre assuntos ou temas bem específicos, não conferindo nenhuma titulação, diploma ou coisa parecido.

Na USP há várias iniciativas para este tipo de curso, como:

  • e-Aulas: é um site onde eles disponibilizam aulas que foram usadas nos cursos de graduação, pós-graduação e outras formações na universidade. Você pode assistir as aulas, sem a necessidade de ser aluno da USP.
  • Coursera, Veduca e Canal USP no Youtube. Esses são alguns locais onde professores disponibilizam aulas e cursos rápidos em diversas áreas do conhecimento.

Você pode acessar aqui a página de cursos a distância da USP (https://www5.usp.br/ensino/cursos-on-line) e acessar os conteúdos disponíveis.

Na Unesp há um site específico para assuntos da educação a distância. Você pode acessá-lo através deste link: https://edutec.unesp.br

Conclusão

Diante disso a conclusão é que os cursos de graduação têm sim a autorização e reconhecimento do MEC. Já os cursos livres não têm, pois não necessitam.

Estudar a distância é cada vez mais comum e estudar em boas instituições torna ainda mais interessante a jornada. Acesse os links indicados acima para conhecer melhor e desfrutar de aulas com alguns dos melhores professores do Brasil.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos