Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Graduação em Jornalismo: Homem e Sociedade



No curso de jornalismo da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, a disciplina Sociologia trouxe o homem como assunto da matéria sob a luz teórica de Aristóteles, Martim Heidegger e Karl Marx, que em comum teorizaram o homem como integrado a um contexto político-social. Em carga horária de 48 horas semestral, a disciplina debateu a visão desses pensadores em sala de aula, os quais deram amparo para discutirmos algumas características do homem na sociedade sob a perspectiva sociológica.

A disciplina exigia dos alunos um prévio conhecimento da visão Aristotélica, Marxista e Heideggeriana sobre o homem e a sociedade, o que para mim não suscitou dificuldades devido às minhas leituras prévias sobre eles. Porém, o método de avaliação sempre baseado em prova dissertativa e seminários fizeram com que eu precisasse me aprofundar ainda mais nas leituras.

Homem é histórico

Durante as aulas, foi notória a percepção de que o homem é um ser histórico porque faz a história. Todos os eventos em nível mundial ou até nas mais brejeiras das comunidades contam com o homem como sujeito-consequência dos acontecimentos, o que lhe confere ser um ator social e protagonista de qualquer fato.

Em um seminário interdisciplinar utilizado como instrumento avaliativo da disciplina, se abordou o emblemático movimento Diretas Já, em 1983/84, quando os brasileiros foram para as ruas pedir pela democracia, a fim de ganharem o direito de escolher o seu regime político. Esse movimento contou com estudantes, intelectuais, integrantes de classes baixas e muitos da elite que sonhavam com um Brasil livre da tão propagada opressão militar.

Para mim ficou evidenciado que o homem fez história e conseguiu implantar o sistema democrático no Brasil com o fortalecimento da Carta Magna, das instituições democráticas e da consolidação dos Estado de Direito, o que ofereceu garantias aos brasileiros e oportunidade de participar diretamente das decisões eleitorais pelo voto.

Homem e ética

Nas aulas expositivas, foi abordado que ética é a via mais íntegra para o homem atuar na sociedade, pois ética é a doutrinação de valores morais que ultrapassam a cultura. Em qualquer parte do mundo será errado roubar; matar; mentir, tentar provocar a infelicidade de outro alguém, entre outros deslizes morais. Não há nenhum código de lei que tornem essas práticas legalizadas por mais que alguém cometa esses erros para defender suas causas. Aprendi nesse tópico da aula que ética é a norma de conduta que dá limites ao comportamento do homem, uma doutrina feita por homens e para os homens, tendo como premissa a cada vez mais utópica construção de um “mundo melhor”.

Homem e político

Igualmente foi abordado nas aulas que, como ser político nato, o homem necessita argumentar as suas ideias. Para ele, tudo é passível de discursos; explanações e teorias, o que justifica a ânsia de ser articular para o primeiro emprego; para conquistar um alguém ou chegar a aquele cargo almejado na empresa. Para o homem, antes, tudo passa pelo campo das projeções para depois chegar à realidade. Uma das provas aplicadas nessa disciplina exigia que argumentássemos sobre o homem-político-social sempre nos embasando nos teóricos, mas defendendo nossa perspectiva.

Conclusão

As relações entre homem e sociedade aprendidas ao longo da disciplina Metodologia do Ensino Superior mostraram que as conexões entre homem e sociedade se ramificam em outras nuances a serem observadas, debatidas e teorizadas.Em cada encontro do professor com a minha turma, foi apresentada a visão do homem como ser dinâmico, que se transforma e por sua vez modifica o espaço social-político onde vive. Foi uma disciplina interessante, que trouxe um assunto sempre atual e inesgotável em descobertas a serem feitas.

Michelle de Oliveira, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, com pós-graduação em Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.



 

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