Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso superior de Nutrição: Métodos de Pesquisa



A disciplina de Métodos da Pesquisa aborda os meios que foram utilizados para se chegar aos resultados de um estudo científico, quais as técnicas e procedimentos que ajudaram os pesquisadores a concluírem seu trabalho, como foram realizadas as investigações que tornaram o projeto possível de ser realizado alcançando assim seu objetivo.

A partir desta matéria o aluno aprende a elaborar hipóteses que são o ponto de partida para a realização das pesquisas e desenvolve o pensamento analítico científico que permitirá o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e pesquisas propostas durante o curso.

As aulas são teóricas e expositivas, são analisados muitos artigos e geralmente são formados grupos para discussão deixando assim as aulas mais dinâmicas.

Qual o conteúdo desta disciplina?

  • Conceitos e etapas de um projeto de pesquisa;
  • Formas de apresentação de trabalhos acadêmicos: seminários, fichamento, resumo, resenhas, artigos científicos;
  • Tipos de pesquisa : bibliográficas, descritivas, observacionais, bibliográficas;
  • Estudos prospectivos, experimentais, sujeito único, de grupo;
  • Técnicas de pesquisa;
  • Estrutura do trabalho de pesquisa; escolha e delimitações do assunto de pesquisa;
  • Coleta e apresentação dos dados.
  • Análise dos dados, tratamento estatístico.
  • Interpretação de dados
  • A divulgação da pesquisa.
  • Comunicação científica oral e escrita.
  • Normas e citações bibliográficas;
  • Elaboração do pré projeto de pesquisa;
  • Elaboração do projeto de pesquisa

Dificuldades

O desenvolvimento do projeto de pesquisa demanda uma certa dedicação pois nele o aluno fará o seu primeiro projeto onde deverá justificar a relevância deste e desenvolver elementos importantes de um artigo científico.

O que o professor cobra nesta disciplina?

O aluno deverá ser capaz de:

  • Elaborar hipóteses para desenvolvimento de futuras pesquisas;
  • Compreender o que são e para que servem os métodos de pesquisa científica
  • Reconhecer os tipos de métodos de pesquisa nos artigos estudados em aula
  • Entender cada elemento que compõe o desenvolvimento da pesquisa científica
  •  Desenvolver pesquisa bibliográfica
  • Buscar referências seguras
  • Analisar dados de pesquisa
  • Reconhecer os tipos de estudos retrospectivos
  • Desenvolver o pré projeto e o projeto de pesquisa

Conclusão

Os alunos na graduação a partir desta disciplina se tornam aptos a compreender todas as etapas necessárias para o desenvolvimento de estudos científicos e também se tornam mais capacitados a elaborar hipóteses que darão início a futuros projetos acadêmicos.

A metodologia da pesquisa é importante porque ensina o aluno a se tornar capaz de interpretar o que lê dando a ele a capacidade de refletir sobre o que está escrito e não apenas aceitar o que se está lendo e isso o torna mais crítico sendo este um ponto muito positivo pois é isso que se espera de quem está na graduação, reflexão e capacidade de discernimento para aplicar na vida profissional e para crescimento pessoal.

Marilucia Lima (nutricionista)



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos