Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade a distância exige vestibular ou ENEM para entrar?



O ingresso em uma instituição de ensino superior tradicionalmente se dá através de um processo seletivo, sendo o vestibular tradicional o mais usado antigamente e atualmente o ENEM é cada vez mais usado.

Para os cursos presenciais existem ainda as instituições que optam pelo vestibular próprio, algumas mesclam vestibular próprio com nota do ENEM, enquanto que outras trabalham exclusivamente com a nota do ENEM. Esse é o caso das universidades federais que usam o SISU para distribuição das vagas.

Para a educação a distância não há uma regra específica e cada uma das faculdades e universidades podem definir a seu critério as formas de ingresso. Contudo, as formas mais comuns são as seguintes:

Faculdade

Prova – Redação

Algumas faculdades podem optar apenas pela prova de redação. Neste caso você faz uma redação apenas e eles avaliam sua aptidão pelo resultado desta prova. Pode ser poucas as instituições que usam este método.

Pode parecer estranho, mas as exigências para entrada nos cursos a distância geralmente são menores e também o fato de ter apenas uma redação não diminui o valor da prova, pois fazer redação não é um mero escrever, precisa saber argumentar, organizar as ideias, defender pontos de vista, entre outros.

Prova – Redação + questões objetivas

Outras podem optar pela redação + prova objetiva. Creio que este seja o método mais comum que você encontrará por aí. Neste tipo de avaliação, além de saber escrever e argumentar bem é necessário ter conhecimento de matemática, língua portuguesa, ciências naturais e da terra, entre outros.

ENEM

O resultado do ENEM pode ser usado em algumas instituições de duas formas: primeiro como forma de ingresso, segundo para aplicar um percentual de desconto no valor das mensalidades. Como explicado acima, não há regras e cada a instituição decidir, mas esta é uma possibilidade.

Prova + ENEM

Finalmente outra forma de ingresso é mesclar o resultado do ENEM com uma prova tradicional. Este caso também é mais raro, mas pode acontecer.

O que eu preciso estudar?

Se você vai fazer o ENEM, você deve estudar de acordo com as informações que o próprio site do ENEM já mostra. Eles normalmente fazem uma lista enorme de tudo que você precisa estudar, mas na prática você precisa estudar de tudo.

Se você for prestar uma prova de um processo seletivo ou vestibular tradicional é necessário observar que tipo de prova irá fazer. Se for apenas a redação, a melhor coisa a fazer é ler bastante e fazer algumas redações para você treinar. Neste caso é importante pedir para alguém ler e fazer as críticas e pontuações necessárias para que você possa aprimorar.

Se a prova envolver questões objetivas, é necessário saber de quais áreas do conhecimento irá cair, pois pode ser que eles foquem apenas em português e matemática ou não. Então, obter essa informação junto a instituição de ensino que irá aplicar a prova é fundamental para que você possa direcionar seus estudos.

Conclusão

Por fim é importante dizer que todas as informações que colocamos acima estão em forma de hipótese, pois como já foi explicado, cada instituição tem autonomia para criar a forma de ingresso mais adequada às suas necessidades.

Então é sempre necessário entrar em contato com a próprio faculdade para ver como eles usam o ENEM ou aplicam o vestibular para classificar e determinar a forma de ingresso para seus cursos superiores a distância.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos