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Faculdade de Marketing: Pesquisa de Mercado

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Faculdade de Marketing: Pesquisa de Mercado é uma disciplina do curso superior de Marketing.



Pesquisa de Marketing é ferramenta para descobrir tendências

O assunto Pesquisa de Marketing foi estudado dentro da matéria Empreendedorismo, lecionada no módulo 1, do 4º semestre da pós-graduação em Marketing Digital. Como o próprio nome da matéria intitula, é necessário entender que ser empreendedor exige o conhecimento das estratégias de Marketing e suas vias de aplicação no mundo mercadológico.

O universo do Marketing é vasto, repleto de técnicas e inovações e caminha sempre de mãos dadas com as tendências. Mas, como saber o que tem potencial para ser tendência? Afinal, como perceber onde está o caminho das pedras que ficará no topo da preferência do público? Há uma ferramenta para conseguir essa faceta e chama-se pesquisa de mercado.

Como Fazer

Foram poucas aulas tratando da teoria da disciplina, embora importante debater os pensadores do assunto, a divisão das 75h de carga horária semestral, primou por ensinar os pós-graduandos como fazer a pesquisa de marketing de forma eficiente e que desse o retorno correto para montar o plano de marketing para determinada empresa.

Só ouvindo a aguçada voz dos consumidores, uma empresa terá respaldo suficiente para atender as necessidades deles, além de criar outras, assim mantendo-se consolidado no mercado (sonho de toda organização). Aprendi nessa disciplina e no módulo que trata especificamente de Pesquisa de Mercado que é preciso criar meios práticos e simples de executar que coloquem a organização sempre competitiva.

Por meio da definição, foi possível compreender como se faz uma boa Pesquisa de Marketing. A exemplo, foi citado Kotler que conceitua pesquisa de marketing como a elaboração da pesquisa, como serão coletados os dados obtidos dessa pesquisa, a análise dessas informações e de qual forma esses dados poderão torna-se fatos sobre o marketing desenvolvido na empresa e que rumo poderá tomar futuramente.

Através dessa definição, entendi que os dados obtidos na pesquisa servirão como um norte para decisões a serem tomadas, avaliando onde estão os pontos fracos e fortes do projeto de marketing e quais mudanças se fazem necessárias para que a empresa siga firme no mercado.

Formas de Executar

Observei que existem muitos modelos para se fazer pesquisa de marketing, sendo que cada uma atenderá ao objetivo de cada empresa e conforme as respostas que precisa obter no seu público consumidor. Uma das mais estudadas foi a pesquisa de Satisfação ao Cliente, pois nela é possível compreender de forma incisiva as falhas e os acertos de uma empresa. É uma das mais recomendas e práticas forma de analisar o perfil do seu público e seguir em êxito no competitivo mercado de conquistas dos clientes.

No entanto, não adianta entender qual o melhor meio de pesquisa se não souber como executá-lo. Se a pesquisa for exploratória, entendi que os dados obtidos dela me mostrarão como devo sanar os problemas enfrentados pela empresa. Em se tratando de pesquisa causal, o ponto chave é descobrir o quê está colocando a empresa em situação delicada para a partir daí seguir em busca da solução. Por sua vez, a pesquisa descritiva tem como meta me fornecer dados para interpretar as ocorrências de uma empresa, sem necessariamente, almejar modificar a realidade vista desse estudo. Como especializada em Marketing, caberia a mim descobrir o que anseio da pesquisa para depois selecionar qual irei aplicar.

Sequência

Foi explicada em uma das aulas que há uma ordem para projeção de uma pesquisa de marketing, a qual, segundo Kotler, deve empreender os seguintes passos: estabelecer qual o problema ser observado; delinear o plano que a pesquisa deve seguir; obter os dados da pesquisa; estudá-los; chegar aos resultados e em seguida traçar as medidas a serem tomadas.

Entendi que queimar uma dessas etapas seria fatal para o insucesso da pesquisa. Até a presente elaboração desse texto, não fiz nenhuma pesquisa de marketing, mas fiz parte de muitas como pesquisada e pude observar, com o passar do tempo, que a empresa que me ouviu avançou muito no serviço prestado. Nesse caso, a pesquisa foi um instrumento que trouxe resultados.

Conclusão

Esse aprendizado foi um dos mais interessantes do módulo I estudado em uma os períodos finais da pós-graduação em Marketing Digita, pois, nessas aulas aprendi que nenhuma estratégia de marketing poderá ter êxito sem a prévia compreensão do que está acontecendo dentro e além dos muros de uma organização empresarial.Essa é uma das premissas de uma mente empreendedora e que precisa estar em constante inovação.

Michelle de Oliveira, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, com pós-graduação em Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.



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