Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Ciências Biológicas: Bioquímica



A bioquímica é mais uma das áreas da química que fazem parte da grade do curso de ciências biológicas, que assim como as outras, é de extrema relevância para a formação do aluno. Essencial para que o graduando em ciências biológicas entenda o desenvolvimento da vida de um ser vivo, associado diretamente com o seu metabolismo. Como as outras disciplinas de química, a bioquímica também é uma disciplina base, é ministrada nos primeiros períodos da faculdade de biologia.

O que é?

A bioquímica é caracterizada pelo estudo de todas as atividades químicas e biológicas, que acontecem no interior das células de um determinado ser vivo, seja um vegetal, animal ou ser humano. Esse conjunto de atividades associadas ao indivíduo caracterizam o seu metabolismo, que irá desencadear uma série de processos fisioquímicos que serão determinantes na manutenção da vida deste ser vivo.

Além do estudo direcionado ao metabolismo dos seres, a bioquímica estuda de forma mais individual as moléculas orgânicas e macromoléculas essenciais para a vida, como os carboidratos, lipídeos, vitaminas, proteínas e mineiras, que são indispensáveis para qualquer ser vivo. Outro ponto importante a se dizer é que grande parte da base da bioquímica é praticamente igual para todos os seres, tanto planta, animal ou ser humano, todos têm de certa forma os mesmos mecanismos de desenvolvimento do metabolismo em suas células, apenas algumas peculiaridades os diferem.

Um outro ponto muito importante que vale ressaltar sobre os estudos da bioquímica, é que o metabolismo se divide em dois processos fisiológicos: o anabolismo e o catabolismo, e isto em alguns cursos de biologia podem ser abordados em dois períodos ou não, dependendo da instituição. Sintetizando, o catabolismo é a parte do processo metabólico, onde se estuda as reações químicas e atividades biológicas que irão evidenciar a perda de nutrientes e a queima de energia em reações exotérmicas para o desenvolvimento da vida, como por exemplo a glicólise e o ciclo do ácido cítrico. Já o anabolismo é justamente o processo contrário ao catabolismo, se em um irá evidenciar a perda e gasto de energia, no outro destaca-se o ganho de energia e o acumulo de proteínas. Muitas vezes, nos cursos de ciências biológicas, estuda-se apenas a parte do catabolismo em bioquímica, justamente porque o anabolismo é o processo contrário e não haveria necessidade de aloca-lo na ementa da disciplina.

Quais as dificuldades?

A bioquímica assim como as outras disciplinas de química no curso de ciências biológicas, existe um alto índice de reprovação, pois também como as outras químicas, a bioquímica tem um conteúdo bem extenso, sendo que as aulas normalmente são longas, cortando grande parte do dia e a cada aula, um conteúdo diferente. Em algumas instituições são ministradas aulas práticas de bioquímicas nos laboratórios, porém são geralmente muito curtas, mas essenciais para a formação do aluno, portanto evite faltar e faça sempre anotações.

As aulas normalmente são dadas em apresentações por slides pelos professores, devido ao conteúdo muito extenso, o que para alguns alunos pode representar uma certa dificuldade. E de fato uma das maiores reclamações dos alunos nesta disciplina, se dá pelo grande número de processos e reações que acontecem no desenvolvimento do metabolismo, por isso não deixe matéria para estudar um dia antes da prova.

Quais as aplicações?

A bioquímica é importante para o graduando em ciências biológicas pois é base para as próximas disciplinas do curso onde serão exigidos estes conhecimentos, como a fisiologia vegetal e animal, imunologia e dentre outras. Na vida profissional os conhecimentos em bioquímica serão importantes para o biólogo para diversas áreas como por exemplo a biotecnologia, descobrindo modos para a quebra da dormência de sementes de uma certa espécie de planta que tem seu metabolismo desacelerado.

Conclusões

Conclui-se que os estudos em bioquímica serão extremamente relevantes para a vida do biólogo, pois é a base para se ter entendimento de grande parte das disciplinas que estarão por vir, e após o término do curso também, visto que o conteúdo estará presente nas diversas provas de concursos púbicos da área e em grande parte das áreas de atuação do biólogo.

Gabriel Augusto Graduado em Engenharia de Produção



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos