Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade presencial versus a distância - EAD. Tira-dúvidas



O que é uma faculdade presencial?

É uma instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação para ofertar cursos superiores em unidades físicas e com a presença obrigatória do aluno em suas aulas. É o tipo tradicional de faculdade existente no Brasil.

O que é uma faculdade EAD?

É uma instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação para ofertar cursos superiores através da modalidade a distância, isto é, cursos em que os alunos não precisam frequentar presencialmente as aulas e que esta frequência é substituída por atividades a distância e aulas que o aluno poderá assistir pela internet ou videoconferência nos polos de apoio presencial ao aluno.

Quais as principais diferenças entre elas?

Faculdade a distância

Os cursos basicamente têm o mesmo conteúdo, o que muda talvez seja a experiência do aluno. Na faculdade presencial existe a percepção da aula, existe o professor, os colegas de sala, a interação muito próxima entre todos e por isso a experiência é mais palpável. Já na faculdade EAD a experiência é muito virtualizada, embora exista também interações, aulas presenciais e atividades em grupos com alunos do mesmo polo, mas ainda assim a experiência é menos palpável.

Os cursos presenciais são melhores que a distância?

Qualidade não se explica, mas ela é percebida. Logo, o que pode ser qualidade para um, pode não ser para outro. Creio que a maioria das pessoas responderiam que sim, que os cursos presenciais são melhores por conta da experiência acima explicado. Mas há outros fatores a serem considerados e ai pode haver outras opiniões.

Uma coisa é certa, o MEC fiscaliza ambos e todos precisam atender às mesmas diretrizes de qualidade. Portanto é prematuro afirmar que um modelo é melhor que outro, mas é possível afirmar que talvez boa parte das pessoas teriam uma sensação de qualidade maior nos cursos presenciais.

Existe preconceito sobre faculdade EAD?

Existe. Mas o problema não são os cursos ou faculdades EAD e sim as pessoas, afinal, existe preconceito contra negros, nordestinos, evangélicos, pobres, entre outros. Sempre que algo fugir do tradicional e daquilo que a sociedade reputa como ideal aos olhos deles, haverá preconceito.

É possível mudar de curso superior EAD para presencial ou vice-versa?

Sim. Existe a possibilidade de mudança de um modelo para o outro e vice-versa. É claro que é preciso sempre avaliar a grade curricular de ambos os cursos para analisar a compatibilidade das disciplinas, mas isto já ocorre mesmo na mudança de instituição presencial para presencial.

Por que os cursos a distância são mais baratos que em uma faculdade presencial?

Provavelmente porque o modelo EAD é mais fácil de ser operado e menos custosos para as instituições. Manter um curso presencial custa mais caro, pois exige infraestrutura física, como prédio, mobiliário, equipamentos, capital humano para cada turma, etc. No modelo EAD, existe tudo isso, mas ele é diluído por uma quantidade maior de alunos, o que permite a redução do custo das mensalidades.

Tenho dúvida sobre qual modalidade escolher. O que fazer?

Conversar com pessoas que já estudaram em ambas modalidades pode ser o melhor caminho. Afinal a experiência fala mais do que muitas teorias. Ler bastante, especialmente sobre a faculdade EAD e principalmente avaliar seu perfil como aluno. Algumas perguntas que poderiam te ajudar:

  • Tenho disciplina o suficiente para não ficar dependendo de professor?
  • Tenho autonomia para organizar meus estudos e dedicar o tempo necessário a eles?
  • Sou autodidata?

Se a resposta for não para pelo menos uma das questões acima, talvez o modelo EAD não seja muito indicado para você.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos