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Faculdade de Geografia: Fundamentos Psicológicos da Educação é uma disciplina do curso superior de Geografia.
A disciplina os Fundamentos Psicológicos da Educação, na Estrutura Curricular do Curso de geografia, situa-se no primeiro período no eixo das disciplinas do Conteúdo Aprendizagem e Cognição e faz parte da formação básica do Licenciado em geografia.
A psicologia a que iremos nos debruçar no decorrer da disciplina, divide-se em dois grandes grupos: o desenvolvimento psicológico, em especial acerca da adolescência, uma vez que o Ensino Fundamental de 5º ao 9º ano o Ensino Médio atende, prioritariamente, a essa faixa etária; e a aprendizagem humana que será abordada a partir das teorias do ensino e aprendizagem. A qual tem a intenção de levar até nós, enquanto futuros professores, subsídios acerca desses dois temas que contribuam tanto para a definição da concepção teórica que orientará a sua ação-reflexão-ação profissional, quanto para a formação de uma concepção crítica acerca do processo ensino-aprendizagem
Assim compreender a Psicologia da Educação como uma área de investigação de problemas educacionais num enfoque psicológico e de produção de conhecimento científico a ser aplicado na prática educativa do futuro profissional da educação entre várias habilidades que espera-se que esse profissional adquiridas nessa disciplina podemos destacar algumas como:
Adquirir princípios básicos de processos de desenvolvimento e de aprendizagem, tendo em vista a sua aplicação na escola de ensino fundamental e médio;
Desenvolver habilidades para observar e identificar no comportamento do escolar e características do desenvolvimento e da aprendizagem que orientem a sua futura prática educativa;
Saber identificar e analisar criticamente na prática educativa a correspondência entre as diferentes teorias de aprendizagem e a direção que o professor confere aos processos de ensino;
Orientar o ensino de conceitos de Geografia de acordo com as especificidades de aprendizagem destes, considerados seus diferentes atributos, origens e modos de apreensão.
Geralmente as metodologias utilizadas nessas aulas no decorrer do curso procuram levar o aluno a questionar e confrontar cada conhecimento teórico adquirido com a realidade pedagógica da escola e da sala de aula de modo a permitir-lhe a incorporação dos fundamentos psicológicos da educação numa concepção de ciência aprendizagem. Onde na maioria das vezes os conteúdos são desenvolvidos mediantes a utilização das seguintes estratégias: aulas expositivas, desenvolvimento de projetos, pesquisas bibliográficas, seminários informativos e de integração de estudos.
Neste sentido, a disciplina Psicologia da Educação nos cursos de formação de professores procura e deve priorizar as principais questões que o processo ensino-aprendizagem apresenta. Que conforme afirma AGUIAR( 1990, p. 80):
Para tanto, o educador deve ter condições para observar, analisar e intervir em situações concretas de ensino. Este tipo de ação está necessariamente vinculada a um quadro de referência teórica. Não se trata de uma teoria que imobilize a prática, estereotipando-a, mas que a esclarece, desvendando a complexidade de seus mecanismos ao tempo em que se amplia a partir dessa mesma prática.
Fazendo com que o futuro professor já tenha conhecimento sobre alguns mecanismos que possa contribuir na sua prática educacional no decorrer da sua profissão.
Durante a disciplina pude analisar que a disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação está presente em todos os cursos de formação de licenciatura tornando indispensável na formação desses profissionais. E é nesse momento do curso que adquirir as noções de Psicologia geral, conhecemos as principais escolas como Behaviorismo, Gestalt, Psicanalise e o Humanismo, aprendemos as teorias do desenvolvido da aprendizagem, que para mim em particular foi de extrema importância para compreender o processo de aprendizagem.
Dessa maneira também foi possível concluir que a disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação além de ser muito interessante e fundamental para a formação do futuro profissional de educação contribuir muito para entender como acontece o processo de ensino e aprendizagem dos nossos futuros alunos.
Ana Santana Saldanha Maia Reis, graduada no Curso Normal Superior- Universidade do Estado do Amazônia, Especialista em Educação Infantil- Universidade Federal de Roraima, cursando 2º Graduação em Geografia - Universidade Estadual de Roraima- Pós Graduação no Atendimento Educacional Especializado- Universidade do Imigrante- FAVINE.
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