Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Superior de Nutrição. Disciplina Bromatologia



Conceitos da disciplina Bromatologia

O conceito de “bromatologia” essa palavra é de origem grega que significa “broma” quer dizer alimento e “logos” que quer dizer ciência, conclui-se que nessa matéria estuda-se a bromatologia como uma ciência que estuda os alimentos.

Estuda-se as funções e as composições químicas dos alimentos, é através da análise da bromatologia que obtemos os seguintes valores; o valor nutricional, o valor energético, as propriedades físicas e químicas, seus efeitos no organismo humano, podendo também verificar se o alimento está contaminado com componentes tóxicos, quais aditivos foram adicionados e qualquer outra substancia que seja prejudicial a saúde.

Essa matéria terá como objetivo a mostrar as novos profissionais da saúde a importância do controle de qualidade de todos os alimentos, desde o início da produção até a distribuição aos consumidores.

Logo temos que reconhecer a importância dessa matéria para a formação de novos nutricionistas, tendo o dever de proteger o consumidor de consumir produtos inadequados para o consumo. Essa análise pode acontecer de diversas formas, podendo ser de método simples com utensílios de vidros e reagentes químicos sem a necessidade de utilizar utensílios caros e de difícil acesso, o importante é conseguir obter os resultados que se procura.

Essa matéria ensinara a analisar diversos tipos de alimentos podendo ser, alimentos secos, alimentos líquidos, alimentos semi sólidos, alimentos úmidos, alimentos pastosos e alimentos com emulsão, tendo como objetivo principal determinar se esses alimentos poderá ser consumidos sem causar problemas para a saúde das pessoas.

Esses alimentos são classificados em; alimentos genuíno, alimentos adulterados, alimentos alterados, alimentos falsificados e alimentos contaminados.

Alimento genuíno, esses tipos de alimentos são os classificados como saudáveis, podendo concluir que não apresenta nenhum tipo de substancia indevida na sua composição e que estão de acordo com a regulamentação.

Alimentos adulterados, esses tipos de alimentos são os classificados geralmente como impuros, impróprios ou nocivo a saúde. Essas alterações dos alimentos são classificadas como crime contra a saúde pública.

Alimentos alterados, esses tipos de alimentos são os cujo sua composição química foram alteradas por processos proibidos por legislação, podendo causar danos a saúde dos consumidores.

Alimentos falsificados, esses tipos de alimentos são os cujo a finalidade é fazer uma cópia de um alimento legitimo, denominando como tal, porém cheios de alterações.

Alimentos contaminados, esses tipos de alimentos são os cujo foram contaminados por alguma forma de gemes, substâncias químicas ou qualquer coisa que possa causar danos a saúde.

Como são as aulas

As aulas dessa matéria são bem legais, estudamos diversos conceitos químicos e diversos alimentos, podendo analisar a composição de diversos alimentos.

Temos as aulas práticas, onde são realizados experimentos em laboratório químico desenvolvendo diversos métodos de analises de alimentos industrializados.

Com essa matéria podemos verificar que determinados alimentos são completamente maléficos a saúde.

Tem diversos cálculos, se você não é fã de matemática não se desespere, não é tão difícil, as aulas são super legais e produtivas.

As dificuldades na faculdade, essa matéria é bem tranquila, não se desespere, no fim tudo da certo.

Laila Pereira - nutricionista



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos