Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Civil: Homem e Sociedade



Em algumas instituições será tratada como Ética, em outras como relações humanas e sociedade. Enfim uma ilha de pensamento humano em meio à um mundo de saberes técnicos e exatos.

Mais o que é a matéria Homem e Sociedade?

Quando entramos na universidade, devemos pensar sempre em duas vertentes:

  • O que vamos ganhar com o nosso trabalho e;
  • O que vamos dar à sociedade com nosso trabalho.

É isto mesmo, devemos sempre balizar nossa caminhada pensando a vida em duas mãos (ida e volta).

E é exatamente o que este tipo de disciplina propõe aos egressos, pensar na humanidade, pensar na importância não só de nosso trabalho mas também de todas as atitudes que circundam nossas decisões.

Qual a importância?

Quando estudamos casos reais das consequências do trabalho do engenheiro para a sociedade, podemos enxergar um pouco além dos cálculos. Podemos pensar, isso humaniza o curso, não que queiramos um curso sem matemática, sem contas, sem números, mas temos um momento para pensar não mais na exatidão das fórmulas, na precisão dos traços, mas na consequência do trabalho, seja para bem, seja para mal.

Tudo o que existe no planeta que não é natural teve a ação direta ou indireta de um engenheiro, ou seja, quando se pensa em casas mais baratas, em estradas com a manutenção mais simples, ferrovias que levam maior quantidade de alimentos de um extremo ao outro em um menor tempo ou por um menor valor, todas estas atividades tem relação com a ação direta ou indireta de um engenheiro. Colocando desta forma podemos afirmar que as atividades de um engenheiro têm como primordial a melhoria da vida das pessoas.

Posto desta forma sim, mas não podemos deixar de inferir que engenheiros erram, contas e estimativas falham, e quando isto ocorre, pessoas, na maioria das vezes, estranhas a nosso convívio sofrem as consequências, o erro de um único profissional pode provocar a morte de centenas, talvez milhares de pessoas. Isso pode parecer drástico, mas não é, pois na melhor das hipóteses quando uma casa cai, os seus moradores perdem ali recursos, bens, mas muito além disto perdem lembranças, objetos de família, fotos únicas de momentos memoráveis, enfim perdem um pouco de suas histórias.

Ou seja, a grande importância deste tipo de matéria, é justamente de tornar humano o trabalho do engenheiro, fazendo com que nós, entendamos a importância e porque não dizer a grandiosidade de nosso trabalho.

Conclusão

A universidade é um local onde devemos nos desenvolver, não apenas como profissionais, mas como pessoas, e este tipo de disciplina, nos ajuda e muito nesta caminhada.

Da próxima vez que você entrar na sala para estudar este tipo de matéria, não encare como uma mera obrigação curricular, mas como mais uma oportunidade de aprendizado.

Como disse no início, num emaranhado interminável de números, este tipo de disciplina parece e é uma espécie de ilha de humanidade. Não podemos jamais perder de vista esta possibilidade, de nos desenvolvermos enquanto pessoas, enquanto homens. Por que no final trabalhamos para pessoas e por pessoas.

Daniel Pyrrho Tambasco - Formando em Engenharia Civil pela Universidade de Ribeirão Preto (atualmente) - MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração FIA USP 2012 - Pós Graduado em Gestão Pública pela Universidade de Mogi das Cruzes 2009 - Graduado em Tecnologia de Construção Civil pela FATEC SP 2001 - [email protected] - perfil no Google+ e no Linkedin Daniel Pyrrho Tambasco



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos