Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Ciências Contábeis: Comportamento Humano nas Organizações



O ser humano é por excelência um ser social, devido a este fato o ser humano sempre procura se associar a um grupo, temos a necessidade de pertencer a algum grupo; quando isso não acontece, o ser humano acaba tento problemas de saúde, e isso reflete nas organizações pois devido a doenças vemos que muitos trabalhadores se ausentam e isso é um problema gritante nos dias de hoje.

Comportamento

Segundo Salatiel Soares “ toda empresa é composta pelo seu capital financeiro, material e humano, porém, salienta-se que o humano é seu bem mais precioso. Saber valoriza-lo é sinal de inteligência administrativa. Ou seja, como as empresas estão cada vez mais preocupadas com a gestão de pessoas, potencializar o capital humano acaba agregando valor ao produto final gerado nas empresas”

Foi com esta citação que iniciou as minhas aulas de Comportamento Humano, no início não entendia a relação desta matéria no meu curso afinal eu estava fazendo um curso que trabalha em sua maioria com cálculos, e na minha cabeça esse tipo de matéria servia para quem estava fazendo outro curso que trabalhasse direto com pessoas como por exemplo R.H. (recursos humanos).

Logo de início achei desnecessárias essas aulas, é logico, hoje sei que eu estava errada alias muito errada, realmente as aulas de fato só tratava de relacionamentos humanos, não tinha cálculos eram aulas dinâmicas, interagíamos eram aulas de muita leitura e debates.

Como já disse no início achei desnecessário, mas no decorrer das aulas comecei a perceber a necessidade de ser estudar o comportamento humano principalmente se observarmos a citação de Salarie Soares que em um treco diz que “ o ser humano é o bem mais precioso”.

As aulas eram tranquilas dificuldades com a matéria propriamente dita, não tive nenhuma, a dificuldade que tive realmente foi no início por achar que não tínhamos a necessidade da matéria, mas quando percebi que o comportamento humano dentro das organizações não deve ser descartado aí eu vi o quanto era necessário ter estas aulas.

As aulas

As aulas eram tranquilas tínhamos muitos textos para ler, e principalmente discutíamos entre nós, as aulas eram de muita conversa, e era bom, pois percebi que necessitamos de bons relacionamentos, pois um dos maiores problemas no surgimento de conflitos é a própria equipe, pois essas equipes são formadas por pessoas diferentes, mas que têm um objetivo comum, que é o bom andamento do trabalho.

Essa experiencia em sala de aula foi fundamental.

Conclusão

Acreditar que o ser humano é a ferramenta mais importante para qualquer área é o primeiro passo para se ter sucesso, conversar discutir ideias e achar um denominador comum é necessário. Entender que cada ser tem suas reservas e respeitar isso é necessário para tudo na vida.

IRENE GOMES DA SILVA FNC Carapicuiba



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos