Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de nutrição: Disciplina Ciências Sociais



O que é Ciências Sociais?

O estudo das Ciências Sociais é aplicada em diversos cursos na área da saúde como fisioterapia, medicina, psicologia, enfermagem, entre vários outros. No âmbito da nutrição o estudo dessa matéria nos revela as principais causas de adoecimento de nossa população com ênfase nos hábitos alimentares dos brasileiros, levando em consideração os excessos ou até mesmo as carências de determinados nutrientes, alimentos nas diferentes populações levando em consideração os períodos da história brasileira, sua atividade econômica e social de cada época.

O nutricionista é preparado para ter o conhecimento geral do seu paciente, relacionando as preferências do mesmo, com os apectos ligados ao meio em que está inserido na sociedade, assim pode prestar um atendimento integral, como maiores chances de sucesso nos tratamentos dietoterápicos individuais e/ou coletivos.

O que se estuda nesta disciplina?

O aluno é convidado a conhecer o histórico da saúde publica brasileira, esta é uma disciplina que pode fazer parte do estudo de Saúde Publica e/ou Saúde Coletiva. Há a discussão sobre os hábitos alimentares regionais, de cada grupo e por faixa etária, as normas de etiqueta, desnutrição, subnutrição, obesidade, histórico das doenças crônicas não transmissíveis e os seus tratamentos enquanto saúde publica, com as suas politicas e diretrizes efetuadas pelos governos.

Estuda-se também o modo de preparo dos alimentos, os fatores culturais para as escolhas alimentares, a religiosidade, o simbolismo dos alimentos, a cultura, o comportamento de cada individuo frente a alimentação, a economia, a agricultura, a produtividade dos alimentos e sua distribuição nacional, bem como as tecnologias envolvidas pela indústria alimentícia nos diversos momentos históricos.

O nutricionista é preparado para intervir na sociedade, corrigindo possíveis desníveis alimentares, e isso se dá através do planejamento e execução de tratamentos específicos para cada grupo.

As ciências sociais possui ligação direta com o estudo da antropologia e sociologia e são aplicadas ao estudo da nutrição.

O que o professor cobra nesta matéria?

O professor dessa disciplina geralmente cobra o conhecimento generalista do conteúdo, sob o olhar crítico e analítico do aluno sobre as questões levantadas. As aulas são teóricas, e podem haver trabalhos escritos e orais (seminários, debates, júri, apresentações), bem como avaliações para comprovar o conhecimento técnico do conteúdo.

Não há dificuldades para conhecer e aprender o conteúdo, pois trata-se do estudo histórico da saúde brasileira, bem como do estudo do que no presente momento empregado quando se trata da saúde coletiva. É importante conhecermos o histórico social, e a suas ciências para desvendar e propor soluções a problemas do presente e futuro.

Livia Ribeiro Silva - Nutricionista (CRN 7333)



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos