Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Sistemas de Informação: Estágio



No ambiente empresarial lidamos com diversas situações, muitas delas que nos fazem pensar, qual o motivo de eu estar estagiando, sendo que estou fazendo o trabalho de um funcionário normal e sendo cobrado de igual forma, e mesmo assim não ganho o que ele ganha?

Se pararmos pra pensar qual a utilidade do estágio, vamos chegar a seguinte conclusão, que serve pra preparar o profissional, mais de que forma prepara? Será que as experiências obtidas pelos estagiários são boas ou ruins quando são inseridos no ambiente de trabalho para desempenharem a área que escolheram pra suas vidas?

São muitas porquês, alguns em buscam do conhecimento, outros em busca do reconhecimento, ainda outros em busca de dinheiro. Qual seria o seu ideal, seu objetivo.

Um pouquinho da minha história:

Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em grande parte da minha vida, queria aprender, conhecer e com isso ter um desenvolvimento profissional, mas nem tudo é como nós sonhamos. Algumas empresas por onde passei realmente fizeram com que eu amasse a minha área, outras me fizeram entrar num total desânimo, desgosto e até pensar se aquilo seria o melhor pra minha vida futura, com isso pude notar que existem empresas que realmente estão preparadas para receber o estagiário e lhe dar todo o suporte pra que ele venha a crescer dentro da empresa, se sentindo valorizado e o melhor de tudo fornecendo as ferramentas pra que ele venha a crescer em todos os aspectos, por outro lado existem empresas que não estão preparadas.

Passei por muitas empresas que além de darem um suporte imenso para minha carreira profissional, abriram um leque, de opções, de conhecimentos, ferramentas que agregaram e agregam até hoje na minha profissão.

Agradeço muitos aos meus mentores que se dedicaram em ensinar e estimularam o amor e o comprometimento que eu devo ter com as responsabilidades dadas. Muitas vezes no fracasso este motivaram e tentar novamente e seguir, em outros momentos parabenizaram pelo bom trabalho desempenhado.

Qual a vantagem de ter um programa de estágio bem estruturado?

Muitas empresas que investiram em seus profissionais, hoje colhem o fruto, como a MicroSoft, Google, entre outras empresas de nome e algumas não muito famosas. Um ambiente agradável de trabalhar, nos ajuda a nos sentirmos bem para criarmos, amarmos o que fazemos, e outros adjetivos que só quem passa pode sentir.

Os profissionais capacitados sonham em trabalhar nestas empresas porque sabem que o ambiente vai lhe proporcionar satisfação, reconhecimento e dinheiro no bolso. Já imaginou tudo isso em uma empresa, realmente um sonho que pode se tornar em realidade.

Dicas para os (Stags – Estagiário):

  1. Busque conhecer o local onde você deseja trabalhar, sabendo sobre a história da empresa, valores, missão e outros que lhe mostre o que você encontrará lá dentro pra que seja fortalecido o seu profissional ou não. Não seja uma metralhadora ambulante, que vai jogando a seu currículo em tudo quanto é lugar esperando ser chamado por qualquer empresa, sem antes saber se trabalhando lá, vai ser atendido as suas expectativas.
  2. Define o caminho que você deseja trilhar e entenda quais ferramentas serão necessárias para você alcançar o seu objetivo, afinal, somente você poderá chegar onde deseja, ninguém chegará lá por você.
  3. Busque qualificação, com os recursos disponíveis na web, podemos estar capacitados para um mercador avassalador onde sempre quem vence é o melhor. No caso de você ter recursos invista em conhecimento aproveitável, aquilo que na sua visão vai te ajudar a chegar onde você deseja.
  4. Forme o seu network, é muito importante estarmos em contato com pessoas que falam da mesma linguagem que a gente, a faculdade acaba se tornando um ótimo lugar pra isso. Busque ter contato com profissionais e procure sempre estar pronto a aprender.
  5. Não se limite somente ao conhecimento passado em sala de aula, dentro do que você deseja, vá sempre além. Quando falamos de ir além quero dizer, buscar fazer a diferença, trazendo novas visões, conceitos e ideias.
  6. Não se subestime você não sabe do que é capaz, desde que tente fazer. Vemos pessoas brilhantes, ofuscadas pelo medo de dar errado. Se não tentarmos nunca teremos a chance de saber se daria certo ou errado. Se você deseja entrar em uma empresa dos Sonhos, porque não tentar, ou talvez buscar alcançar este sonho. Tudo vai depender de onde você deseja chegar.

Palavras finais:

Não desistem dos seus sonhos, e não acredite no impossível, mais sempre no possível desde que você esteja disposto a fazer a sua parte.

Sucesso pra todos.

Thiago Luiz Américo, Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela universidade UNASP.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos