Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Superior de Administração: Métodos de Pesquisa



Entendo o que é método de pesquisa

Quando pensamos em método, vem logo a nossa mente a ideia de como será feito algo, caminho que será utilizado ou como será construindo. São exatamente esses tipos de conceitos que devemos perceber para entendermos o significado de método de pesquisa.

Pois, ele é a forma que academicamente se utiliza para indicar como deve ser construindo um trabalho científico. Se você ainda não estiver na universidade ou estar, e não cursou esta disciplina com certeza, já sabe que terá que realizar no final de sua graduação ou ficará sabendo agora, o seu trabalho de conclusão de curso (TCC), ou como alguns chamam, monografia.

Nesse momento, pode ter certeza o conhecimento que esse tema traz será de vital importância para construção de um bom trabalho ou até para artigos que pretenda produzir durante sua formação e se decidir seguir carreia acadêmica como eu, será mais necessário ainda.

Como é ministrada a disciplina

Eu realizei essa disciplina no segundo semestre do curso de Administração. No início não tem como fugir, são aulas bem teóricas até para haver uma familiarização com os conceitos até lá desconhecidos pela maioria dos alunos, e bem comuns no meio acadêmico.

Depois que minha professora tinha dados os conceitos necessários, então ela realizou a parte prática nos desafiando a realizar fichamentos, resenhas de textos e por fim um artigo cientifico que foi o mais complicado de fazer mas, que com o auxílio dela e do que foi estudado ficou bem mais fácil.

A nota da disciplina foi dada pelas avaliações constantes dos trabalhos solicitados mostrando se tínhamos conseguindo entender e aplicar os conceitos. Eu achei essa forma de avaliação bem interessante, já que aprender somente definições pode não significar muita coisa comparado a ter que fazer o trabalho.

Tópicos da disciplina que considero mais importantes

Se bem que todo conteúdo passado é importante mas, tem alguns que elenco como essenciais para construção de um bom trabalho cientifico. E um deles é a estrutura que um trabalho acadêmico deve seguir normalmente dividido em Introdução, Metodologia, Resultados e discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas. Lembrando, que essa estrutura é bem básica existem outros trabalhos mais complexos.

Também, há uma entidade no Brasil que regula e padroniza todos os trabalhos científicos realizados que se chama Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT). Essa instituição emiti normas para orientar sobre as regras há serem seguidas na elaboração de trabalhos científicos, algumas delas são: tamanho da letra utilizada, espaçamento entre linhas, entre parágrafos, citação de referências etc. E é muito importante que um trabalho para ser bem visto esteja dentro dessas normas que são padrões há serem seguidos.

Outro aspecto relevante é quanto ao conteúdo do que estar se escrevendo. Hoje é muito comum a realização de trabalhos copiados da internet o que é considerado “plágio”. Sendo que não é proibido escrever se baseando na ideia de outras pessoas contando, que não seja tal qual o que estar escrito. Mas, sim sua interpretação do texto discorrido ou do assunto tratado.

Concluindo os pensamentos sobre método de pesquisa

Como descrito, a disciplina é bem importante ou diria é essencial para um curso superior independente de que área seja. Nós como eternos estudantes, seja de graduação ou pós-graduação sempre vamos precisar dos conceitos ensinados em métodos de pesquisa. Que se bem entendidos e aplicados poderão render trabalhos de muito sucesso.

Ezequiel Lobo - Administração de Empresas



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos