Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Psicologia: Processos Grupais



Sejam bem vindos calouros, estudantes de meio curso e pré-formandos. Com muito prazer eu vos apresento um artigo sobre processos grupais.

O que é são processos psicodinâmicos e como eles se manifestam nos grupos?

São movimentos inconscientemente naturais, os quais foram descritos pelo psicanalista castelhano Pichón Riviére há alguns anos e podem ocorrer em grupos sociais quaisquer e também no contexto terapêutico, que é o que mais nos interessa.

O que se estuda nessa disciplina?

Tu terás um recorte teórico da diferença entre um grupo de pessoas e um agrupamento de pessoas, grupo operativo e como as diferentes correntes teóricas abordam a psicologia de grupos como estratégia terapêutica para tratamentos psicoterápicos.

Como são as aulas?

As minhas foram bem maçantes, com a turma bem perdida teoricamente e com dificuldade para entender a diferença entre o conceito de grupo e o de agrupamento de pessoas, a qual inclusive parece ser bem confusa mesmo.

Quais as dificuldades que eu encontrei no estudo desta disciplina?

Fiquei com a impressão de que a turma não estava à vontade com a professora e também não estava muito a fim de estudar naquele semestre. Havia muitos boicotes velados no nosso jeito de agir como estudantes, os quais também são movimentos psicodinâmicos de grupo que nós estudamos naquela oportunidade, por isso saí desta disciplina com certo pesar em tê-la cursado.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Nesta disciplina eles te cobram que tu saibas identificar e compreender as diretrizes que cada abordagem teórica elabora para trabalhar as demandas de um grupo terapêutico e que tu leves alguma memória dos conceitos que te são trazidos nessa etapa da graduação.

Qual a contribuição desta disciplina para o meu curso superior?

Contribuiu bastante para eu aprender a observar um grupo interagindo e como os papéis se alternam livremente num grupo saudável, assim como se mantêm estereotipados em grupos não saudáveis.

Como foi a minha graduação em Psicologia?

Eu na verdade desejava ser músico quando prestei o vestibular para psicologia na universidade federal da capital e na faculdade do meu município vizinho. Minha natureza eu considero até hoje, a natureza de um artista e eu aprendi a encontrar formas de ser psicólogo e artista ao mesmo tempo de um jeito bem criativo.

Hoje acabo por auxiliar pessoas a partir daquilo que eu capto com a minha percepção estética de artista, aquilo que eu elaboro como psicólogo e que eu auxilio meus pacientes a descobrir através das minhas habilidades como comunicador. Hoje foi possível compreender que há momentos na vida que se pode e talvez até se deva ser mais impositivo, assim como outros em que o ideal é buscar certa assertividade.

No momento da minha escolha profissional talvez eu devesse ter sido mais incisivo num sentido de fazer valer a minha vontade perante os meus pais e a sociedade em que eu vivia na época. Mas felizmente eu não agi dessa forma e o que eu acabei encontrando por aqui, serviu como base para possibilidades muito lindas e abrangentes, de modo que eu por vezes acabo até agradecendo a Deus por ter tido essas dificuldades naquele momento da minha vida.

Por isso, tu que me lês agora, me encontra nessas linhas e sente as minhas angústias como se fossem tuas a partir das minhas palavras, saiba que tudo pode ter uma solução criativa. Nem sempre isso implicará em grandes vitórias, mas em batalhas épicas em que possivelmente tu possas até sair como perdedor, mas visualizando uma série de boas direções para serem seguidas rumo ao caminho que tu escolheste pra ti.

O melhor que eu posso fazer por ti nesse espaço que me é dado como escritor de artigos para este portal é compartilhar a minha experiência e as estratégias que eu utilizei para encontrar o meu caminho. É uma oportunidade, com certeza inigualável e indescritível.

Gratidão.

Alexandre Herzog, Graduado em Psicologia pela Faccat RS.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos