Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Direito: Metodologia do Trabalho Acadêmico

Home » Direito

Faculdade de Direito: Metodologia do Trabalho Acadêmico é uma disciplina do curso superior de Direito.



Onde cursei esta disciplina, e onde ainda estou cursando Direito, ou seja, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, é muito valorizada esta disciplina, e ela recebe o nome de “Metodologia da Pesquisa”. Tive esta matéria com uma professora que é também atuante na área prática do Direito, sendo que, assim, ela contextualizou bem os assuntos e nos fez entender a importância de se fazer um trabalho acadêmico adequado, dentro das normas, com pesquisa efetiva.

Para facilitar toda essa questão, a professora também nos mostrou todas as facilidades que a Unisinos oferece. Desta forma, nós alunos notamos a vasta e elogiável rede de oportunidades que possuímos.

Estava nas competências a serem desenvolvidas pela disciplina:

  1. Ser capaz de investigar o conhecimento, em especial o conhecimento científico, demarcando os limites epistemológicos por meio de uma análise lógica do método e da argumentação;
  2. Compreender e aplicar de maneira adequada as normas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a elaboração de trabalhos científicos;
  3. Raciocinar de modo abstrato e lógico sobre os problemas do conhecimento, relacionando-os com as diversas áreas do Direito;
  4. Redigir textos e expressar-se oralmente em linguagem fluida e técnica, usando termos jurídicos precisos e claros e mostrando lúcido raciocínio;
  5. Ter consciência crítica sobre a ciência e o conhecimento da realidade, superando o enfoque positivista, ao relacionar o conhecimento científico com as questões éticas, sociais e políticas.

Além disso, estudamos tudo que estava no nosso plano de ensino:

  1. Conhecimento, Ciência, Universidade e Direito. Espécies e níveis do conhecimento humano. Proposições e enunciados científicos. Enunciados descritivos e prescritivos.
  2. A cientificidade do Direito. As relações entre filosofia e ciência. Ciências da natureza e ciências humanas. Ciência e humanismo. A ética e as ciências normativas. A crise dos paradigmas científicos.
  3. A lógica e o problema do método. Silogismo apodítico e dialético. Os limites da lógica. Teoria da argumentação e persuasão. O discurso e os textos jurídicos. Relação entre método e objeto. A superação da relação sujeito-objeto. Os novos paradigmas lingüístico-filosóficos.
  4. A elaboração de um trabalho científico. Etapas da pesquisa: escolha do assunto, delimitação do tema, formulação de problemas e hipóteses. Técnicas de estudo e pesquisa bibliográfica. Análise e interpretação de dados. A pesquisa de campo. Estrutura do texto final: partes essenciais e complementares.
  5. As normas da ABNT.

E desta maneira, pudemos ter uma excelente abordagem do que seria esta Metodologia para o Direito, bem como sua importância para nossa formação e atuação, independentemente da área que formos seguir.

Leitura de livro

Nos foi orientado ler o livro “A ilha do conhecimento”. O quadro de referências do autor é rico e abrange os autores e ideias por ele mencionadas. Qualquer exemplo que escolhermos de citação bibliográfica ou outras referências do livro podem ser vistas no referido quadro, bem como algumas sucintas explicações de teorias, fórmulas, dentre outros. Entendo que a linha metodológica de Marcelo Gleiser em “A Ilha do Conhecimento” é pertinente e adequada aos autores que ele menciona e às suas obras.

O livro A Ilha do Conhecimento explica o quão pequeno é o nosso saber empírico-científico e o quanto já aprendemos, em meio ao grande universo que vivemos e tudo que ainda temos por descobrir. A metáfora com uma ilha é devida ao fato de que se compará-la com o que sabemos. Em uma ilha conseguimos ir até a beirada, depois disso avistamos o grande mar à frente, pronto para ser explorado. Mas muito precisa ser feito para que este mar se torne menor e a ilha, nosso nível de instrução, maior. E esta comparação entre ilha e nosso conhecimento faz muito sentido ao lermos todo o livro, pois cada informação é relevante e extraordinária no pequeno perímetro que conhecemos e queremos expandir. O livro é abordado em uma perspectiva filosófica e científica. Marcelo Gleiser aborda e explica muitas teorias da ciência, ao mesmo tempo em que as relaciona com fatos históricos, com a evolução do homem, com a busca por significado e pelo maior conhecimento. Não é estritamente necessário ter um conhecimento sobre demais assuntos para entender a obra, é possível ler o livro todo tranquilamente. Porém, se o leitor o tiver, ficará mais fácil de entender as ideias e relações feitas pelo autor. Um exemplo particular foi quando o autor menciona a Alegoria da Caverna (de Platão). Eu já tinha estudado isto no Ensino Médio no Colégio Sinodal, então quando chegou nesta parte do livro, foi bem mais fácil entender do que o autor estava falando e fazer, na minha mente, as conexões que acreditei que ele tentou transmitir. Mas esta minha experiência não impede que o livro e suas relações com o mundo sejam compreendidas por todos. Certamente, é preciso certa maturidade para ler este tipo de obra, bem como extinguir possíveis preconceitos que existem na questão “ciência e religião” e estar aberto ao raciocínio lógico-filosófico.

Deixo como motivação a seguinte frase: “Seja um estudante, não um seguidor. Não vá simplesmente fazer o que alguém diz. Tenha interesse pelo que alguém diz, então debata, pondere e considere de todos os ângulos. ” Jim Rohn

Diovanna Fritsch, aluna do curso de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos Contato: [email protected] Estudos realizados no segundo semestre de 2015. Texto produzido no primeiro semestre do ano de 2017.



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.