Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Arquitetura e Urbanismo: Materiais Naturais e artificiais



Materiais Naturais e artificiais, na arquitetura e urbanismo, matéria opcional 600 horas

Materiais naturais e artificiais na arquitetura e no urbanismo são como os matérias podem ser aplicados, em suas forma naturais ou artificias ate formas tratadas, moldadas, ou ate mesmo aplicadas naturalmente como elas chegam da natureza, o mundo vem se aprofundando nas formas de usar matérias e novas tecnologias para este.

O que se estuda na faculdade?

Nesta matéria, estudamos os matérias naturais, os esforços potencialidades e problemas dos matérias e suas formas de uso, em matérias como madeira, bambu, pedras, argila, barro. E estudamos matérias tratados artificiais produzidos através de misturas que resultam em outros matérias como o vidro, a cerâmica, concreto, concreto armado, ferro, entre outros.

Os matérias naturais como a madeira por exemplo sofrem todo tipo de ação dos meios externos quando não tratadas, podem ainda quando não extraídas sofrer bifurcações, nós, apodrecimento, possuem defeitos de secagem, rachaduras, envergaduras, e ação de cupins e parasita, sua tempo de vida útil é menor quando não protegido, já se pegarmos o mesmo exemplo e usarmos a madeira tratada, com antifúngicos verniz, lixa-la podemos obter uma material de maior vida útil que ao natural, não sofrem tanto com agentes externos chuva sol, defeitos de secagem...

Podemos também como material artificial citar o concreto, ele é um material criado a partir de matéria naturais, porem o concreto é artificial, produzidos em laboratório com medidas, e dosagens, o concreto podemos dizer que é praticamente impermeável, seu nível de permeabilidade é muito baixo, não sofre com grandes deformações, fissuras, ou apodrecimento e ataques de parasitas. O concreto no Brasil também é mais aceito pelo população em questão culturais, diferente de matérias naturais como a madeira, não tão bem aceita, geralmente só usada em telhados residenciais e escondidas.

Como são as aulas

As aulas dessa matérias se constituem por aulas teóricas e praticas, visitamos obras, fazemos aulas em laboratórios testamos ensaios de matérias, verificamos diferentes possibilidades de utiliza-los em diferentes construções, e a teoria dessa matéria, estudamos bastante legislação pesquisas a fabricantes, cálculos de pré-dimensionamentos, de matérias sejam naturais ou artificiais para aplicação em obras, e as propriedades dos matérias, suas vantagens e desvantagens de uso.

Dificuldades

A dificuldade dessa matéria posso dizer que foi a parte de pré-dimensionamento, e consulta ao fabricante geralmente encontramos muitas divergências no mercado. Os professores tendem a cobra muito pré-dimensionamento em seus usos, e aplicação dos matérias como chegamos a esse resultado.

Importância

No curso de arquitetura e urbanismo essa matéria tem grande importância pois nós arquitetos temos que ter noção sobre o que estamos projetando e como podemos usar aquele tipo de material em determinado ambiente e se será possível executar esta tarefa usando esse tipo de material desejado, verificar se é viável em questões de preços e durabilidade do material, e não sermos enganados por outros profissionais, nos dizendo que não se pode utilizar determinado tipo de material para execução de partes do projeto por ser incompatíveis, as vezes formamos obras hibridas.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos