Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Pedagogia: Interpretação e Produção de Textos



Você já imaginou pegar um jornal ou uma revista e ler sem entender nada do que está escrito? Ou você já pegou uma revista com um idioma que você não conheça?

Infelizmente esta tem sido a realidade de muitos alunos em seu cotidiano, ler e não compreender o sentido da frase que está lendo. Os textos nos acompanham a muitos anos, vindos da Pré-escola através das parlendas, rodas de contações de histórias infantis, contos e fábulas.

A leitura e interpretação de textos tem uma grande ligação com a linguagem pois através dela é possível a convivência em sociedade e transmissão dos conhecimentos Através dos textos nos comunicamos, temos acesso as redes sociais, trabalhamos. Sendo assim faz-se necessário compreender o sentido de uma frase, seja ela curta ou um texto extenso.

A leitura é uma grande aliada para entender e criar textos de qualidade, pois quando lemos algo interessante prestamos mais atenção, e nos atentamos até nos mínimos detalhes. Quando fazemos da leitura um hábito, seja ela de um livro de cabeceira, receitas de medicamentos, livros de culinária ou até mesmo revistas estamos colocando nossa capacidade de assimilação em pratica, a leitura nos capacita a visualização mental do conteúdo lido.

Como podemos inserir a leitura no dia a dia dos alunos?

Existem diversas estratégias para despertar o interesse dos alunos a produzirem textos, mais antes é necessário que os alunos gostem de ler, sendo assim é fundamental envolver os alunos no mundo da leitura desde pequenas e nada melhor do que o exemplo para incentiva-los, os pais quando leem ou fazem a leitura para seus filhos quando pequenos, faz o reconto ou mesmo escuta o filho contar a história automaticamente está plantando a sementinha de um bom leitor e entendedor das palavras.

Para que o aluno tenha interesse na leitura deve se buscar saber quais os temas da preferência de cada um, quando os alunos são pequenos podemos observar isso durante a roda de histórias pela forma como o aluno se comporta durante a contação. Já com os alunos do Fundamenta e Médio é necessário solicitar pesquisas, realizar debates e indicar leituras de acordo com a idade da turma, e então solicitar relatório da leitura a fim de avaliar o desempenho do mesmo.

Como e porque produzir um texto:

Quando finalizamos a leitura de um livro por exemplo o ideal é colocar em um resumo os fatos que entendemos, os pontos que achamos interessantes. O bom escritor é antes de tudo bom leitor, formar bons leitores deve ser o alvo dos professores, pois é necessário dedicação e empenho para redigir um texto, mesmo sendo um texto simples e de fácil compreensão.

Através da leitura o aluno consegue se desenvolver bem seu conhecimento em qualquer área. Nas provas para concursos, vestibulares geralmente recebemos uma redação com um tema especifico e a partir dele temos que elaborar uma produção textual coerente, prestando atenção na pontuação e concordância.

É preciso estar atualizado também nas notícias em destaque tanto no País em que moramos quanto nos Países vizinhos, sendo assim além da leitura devemos estar sempre atento as atualidades na cidade/Estado e País em que vivemos, através da televisão, rádio e internet podemos estar sempre atualizados om as notícias.

Desta forma é possível produzir textos com qualidade e quando houver necessidade de escreve-lo para concorrer a uma vaga de trabalho, bolsa de estudos entre outros o indivíduo estará bem mais preparado e seguro para realizar a escrita.

Thaís Paiva



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos