Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Medicina Veterinária: Ciências Sociais



Todo mundo que escolhe fazer medicina veterinária, ou pelo menos a grande maioria, tem em comum o amor aos animais como principal fator de influência. A ideia é fazer o bem, melhorar a vida dos animais, certo?

Mas na verdade a Medicina Veterinária, de acordo com seu histórico de formação profissional, não foi criada nesse sentido. Claro que o objetivo é garantir a saúde e o bem estar dos animais. Mas o objetivo principal era, e ainda é, garantir a saúde e o bem estar dos seres humanos.

Duas situações ao longo da história fizeram nossa profissão nascer e crescer: A segurança dos alimentos dos produtos de origem animal (livres de contaminantes microbiológicos); E a contenção de doenças transmissíveis e causadoras de surtos, epidemias e pandemias (zoonoses).

É por isso que nos cabe conhecer as necessidades da comunidade, dos criadores de animais, dos produtores de alimentos, e fornecer o apoio profissional de que precisam. Esse conhecimento das necessidades humanas é possível através das Ciências Sociais.

A maioria das faculdades já tem programas que contemplam esse estudo. Em geral a disciplina oferecida é Sociologia das Sociedades Agrárias, que contempla apenas o estudo das comunidades mais carentes, voltadas para a agricultura e pecuária familiar. Em outras disciplinas os professores tentam passar os aspectos sociais. Mas não existem cursos específicos.

Na UFF – Universidade Federal Fluminense, já existe um laboratório específico voltado para as ciências Sociais, chamado Laboratório Sociedade e Medicina Veterinária, visando trabalhar com as questões entre a Medicina Veterinária e a Sociedade. As disciplinas que estão relacionadas a esse laboratório e que envolvem conhecimentos em ciências sociais são: Administração Rural, Economia Rural, Agribusiness e Desenvolvimento Sustentável, Sociologia das Sociedades Agrárias e Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Caso você se interesse em aprender mais sobre o assunto, com certeza vai encontrar essas disciplinas ou outras semelhantes na grade curricular da sua faculdade, seja como disciplinas eletivas ou optativas.

Conceito

A Ciência Social estuda a estrutura e as relações do universo humano (indivíduos e comunidades), seus aspectos sociais (a vida em sociedade, comunidade), desde as suas origens, organização e desenvolvimento.

Tópicos estudados nesta matéria

O conteúdo da disciplina, como não poderia deixar de ser, é voltado para os conhecimentos sociais humanos. Estou me referindo basicamente à disciplina de Sociologia das Sociedades Agrárias, que é a mais comum nas faculdades de medicina veterinária. Envolve tópicos como:

  • Aspectos culturais, profissionais e tecnológicos associados a realidade e às profissões agrárias;
  • Aspectos econômicos associados a realidade e às profissões agrárias;
  • Questões da realidade atual como equidade social, questões ambientais e ecológicas envolvendo a saúde do indivíduo, entre outras.

Metodologia de ensino

Basicamente são aulas teóricas. Podendo haver algumas visitas a campo, também. Mas por ser uma disciplina da área de humanas, com muito conteúdo teórico e filosófico, envolve muita leitura de texto e discussão em sala de aula. Além de trabalhos individuais ou em grupo.

Dificuldades no estudo da Ciências Sociais

A maior dificuldade é para quem não gosta de história, leitura, da área de humanas de maneira geral. É uma dinâmica mais lenta, que envolve analisar e discutir questões filosóficas e nem todo mundo tem paciência ou vocação para isso. Mas dê uma chance, por que é muito importante.

Conteúdo das provas

Assim como as aulas, as provas também são muito teóricas e discursivas. Podem até mesmo ser no formato de uma redação de tema único do tipo: qual a sua opinião sobre...? Ou o que você faria sobre...?

Conclusão

Independente da sua área de atuação em medicina veterinária, é fundamental saber lidar com as pessoas. Em geral, os nossos clientes serão pessoas de classes sociais distintas, com interesses diversos e que precisarão ser compreendidos e atendidos. O profissional deve saber propagar ideias e ser um educador da saúde, inclusive. Então é muito importante que consiga lidar com as questões sociais que envolvidas principalmente nas relações entre o homem e seus animais domésticos (de produção e de estimação), no desenvolvimento econômico agropecuário e também na promoção da educação em Medicina.

Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos