Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Engenharia Elétrica - Disciplina: Programação de Computadores

Home » Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica - Disciplina: Programação de Computadores é uma disciplina do curso superior de Engenharia Elétrica.



Introdução

A programação de computadores é uma das matérias fundamentais a deste curso, isso porque desde algumas décadas atrás, a computação evoluiu de tal modo que tornou possível realizar cálculos antes impossíveis aos engenheiros eletricistas. Além de ter se desenvolvido também no sentido da portabilidade, já que há algum tempo que podemos ter computadores pessoais de bom desempenho.

O que é?

Esta matéria geralmente nos ensina a programar em linguagem C, isso significa que aprendemos a fazer programas que realizem funções básicas, principalmente cálculos. Assim ela nos prepara para criar os tipos mais comuns de aplicações que usaremos em nosso curso. Além disso nos ensina a pensar como programadores, o que é extremamente importante caso queiramos avançar para outras linguagens de programação como Java, C++, Matlab, entre outras.

A linguagem C de programação é muito usada no meio acadêmico, principalmente nas engenharias por ser a linguagem base de muitos dos softwares usados hoje em dia, ou seja, ela é muito útil para desenvolver aplicações que usem somente software ou para as que usam software e hardware integrados, já que permite o acesso do programador ao nível quase de máquina. Além disso, C é uma linguagem estruturada em funções, o que nos obriga a fazer programas mais genéricos, que podem até ser usados por outros programadores ou em outras aplicações.

As aulas geralmente são divididas igualmente entre teóricas e práticas, isso para aprendermos a teoria e logo praticá-la e assim nosso aprendizado seja otimizado. As avaliações são dadas em provas que combinam a teoria e a prática, além de trabalhos práticos no decorrer do semestre.

Quais as dificuldades?

Dentre as dificuldades das aulas teóricas está a lógica de programação, um conceito completamente novo para maioria dos alunos. Assim muitos de nós não conseguem abstrair os pensamentos a ponto de entender a lógica que um computador segue, logo fica muito complicado conseguir realizar os exercícios práticos quando não conseguimos entender integralmente a lógica de programação. Para resolver isso é preciso tempo e dedicação, infelizmente não é uma matéria em que basta ler uma vez para entendermos satisfatoriamente.

Já em relação às aulas práticas, a dificuldade existe mesmo para aqueles que entendem os conceitos. Isso ocorre porque para programar existem muitas regras de sintaxe, que abrange a digitação do código e as de semântica que são relacionadas ao significado do código. Onde os erros de sintaxe são os mais fáceis de serem corrigidos já que o próprio compilador muitas vezes avisa o local em que algo foi incorretamente digitado, ou que falta algo a ser digitado. Já os erros de semântica o programador só percebe depois que o programa é compilado e não realiza o esperado, assim é preciso usar técnicas de debugging que nada mais são do que pontos de parada durante a execução do código para saber o ponto exato em que ele deixa de realizar o desejado. Sendo assim, nós alunos precisamos dedicar um bom tempo à esta etapa, pois na maior parte das vezes nossos programas recém criados contêm um ou mais erros de sintaxe ou semântica.

Quais as aplicações?

Dentre as aplicações mais importantes da programação de computadores para os engenheiros eletricistas está na possibilidade de criar nosso próprio software para uma ação especifica, como por exemplo o controle de uma unidade geradora de energia elétrica. Assim sabendo usar a linguagem C é possível criar programas muito eficientes e rápidos para inúmeras aplicações.

Além disso, o C é utilizado como base para praticamente todas as aplicações de eletrônica embarcada que utilizam microcontroladores, já que permite a criação de programas rápidos com pouco espaço de memória.

Assim, um uso muito comum atualmente é na programação do Arduíno, um microcontrolador extensivamente utilizado já que nos permite fazer automação industrial e residencial a um custo relativamente baixo. Um exemplo para automação seja residencial ou industrial é o controle de relés, que significa nada mais do que controlar quando um aparelho elétrico está ligado ou desligado, e tal comando pode ser feito de maneira local, por ondas de rádio, por mensagens sms, por aplicativos de celular, entre outros.

Conclusão

Assim conseguimos inferir a grande importância que a programação de computadores tem para a formação de um engenheiro eletricista, já que aprender não só a programar mas também a lógica da programação nos permite ter mais controle sobre os produtos que podemos criar ou ainda dos serviços que iremos oferecer, já que atualmente praticamente tudo depende de softwares.

Stefani Silva dos Santos, aluna de engenharia elétrica da UFOP



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.