Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Engenharia Civil: Tópicos de Matemática



A matemática é uma disciplina presente em todos os cursos da área de exatas. Mesmo não fazendo parte diretamente da grade curricular das áreas das ciências biológicas e humanas, o aluno estuda indiretamente a disciplina, pois existe a necessidade do conhecimento em algumas situações. Logo, a matemática está presente na maioria das atividades humanas.

Mateaática no curso de engenharia civil

Podemos dizer que a matemática é a base do curso de engenharia civil, ou melhor, de todos as engenharias. Durante o curso, temos algumas disciplinas não específicas as quais são ministradas aulas de matemática. São disciplinas do curso de graduação em matemática. Elas não ministradas no curso de engenharia civil porque o aluno precisa saber para poder usar o conhecimento de cálculos nas matérias específicas do curso.

Logo no primeiro período do curso de engenharia, o aluno estuda matemática básica, estatística, cálculo 01 e geometria analítica. Durante as aulas de matemática básica, o professor revisa todo o conteúdo de funções visto pelo estudante no segundo grau. Além de funções, também é revisado um pouco de geometria plana e espacial.

Neste momento, o aluno não está perdendo tempo, mas revendo um conteúdo que ele irá usar nas disciplinas mais complexas do curso. Em muitos casos, o aluno acha essas aulas monótonas. Outros aproveitam para aprender o que não ficou claro em aulas passadas. O importante é que o aluno tenha uma boa desenvoltura do conhecimento base para poder ter um bom desempenho durante o curso de engenharia.

Essas matérias, digamos complementares, ministradas no curso de engenharia civil, podem ser aproveitadas em outros cursos; caso o estudante queira fazer outra graduação. São disciplinas comuns em todos os cursos da área de exatas. As matérias específicas desses cursos dependem do conhecimento do conteúdo dito como básico.

A disciplina de Cálculo 01 corresponde uma das mais importante do conteúdo básico. Neste curso, o aluno tem seu primeiro contato com o estudo de Limites, Derivadas e Integrais. Eu diria que são continuações do estudo de funções. Aquelas em que o estudante teve contato durante todo o segundo grau. Às vezes, o aluno pergunta: Quando que eu vou usar tal conhecimento na minha vida? Eu diria: Em toda a sua vida, enquanto você for estudante. Aliás, nós somos eternos estudantes. O aprendizado não se limita em uma sala de aula. Principalmente em se tratando de matemática.

Nas etapas subsequente do curso de engenharia civil, o aluno irá estudar o cálculo 02 e cálculo 03. Todos são matérias complementares que darão embasamentos para as disciplinas de Concreto armado 01 e 02, Teoria das estruturas, Fenômeno dos transportes e outras disciplinas que trabalham com integrais.

Aplicação do conhecimento de matemática

O conteúdo visto nas disciplinas de Cálculo 01, 02, 03, Geometria analítica e outras, serão apenas para o universo acadêmico. Na prática, ou melhor, no dia a dia de uma obra por exemplo, o profissional vai trabalhar com os cálculos básicos. A matemática básica será muito usada nas situações cotidianas. Por isso é muito importante a desenvoltura do aluno nos conteúdos de Geometria, Razão e Proporção, Estatística e todos os cálculos básicos envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.

O mercado de trabalho exige que o profissional seja dinâmico. Então, será mais prático ele trabalhar com o conteúdo básico do que desenvolver uma integral, por exemplo. Um dos objetivos do estudo dos cálculos matemáticos complexos é desenvolver habilidades de raciocínio. Quando o estudante trabalha com cálculos mais complexos, automaticamente este aluno terá melhor flexibilidade com os cálculos básicos. Em uma determinada situação, este aluno será capaz de usar mais de um conhecimento matemático.

Conclusão

No entanto, estudar os tópicos de matemática básica será de grande valia para o futuro profissional de engenharia civil. Nesta área, a maioria das atividades tanto de campo quando de administração, trabalham-se com números.

Márcia Gonçalves, graduada em Engenharia civil pela Faculdade Metropolitana de Marabá-PA. Facebook: Márcia Santos



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos