Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Educa Mais Brasil - Bolsa de estudos para faculdades e inscrição



O Educa Mais Brasil é um programa de bolsas de estudos mantido pelo Instituto Educar. Segundo informações disponíveis em seu website, o programa existe a mais de 11 anos e tem parceria com mais de 10 mil instituições de ensino.

Basicamente qualquer aluno poderá fazer uma solicitação de bolsa. Pelas informações do site os dois únicos critérios que eles pedem é que o aluno comprove que não pode pagar 100% do valor da mensalidade e que no caso de graduação, não esteja estudando a mais de 6 meses.

O Educa Mais Brasil pode ser uma boa alternativa à aqueles que não conseguiram vaga no PROUNI ou no FIES, por exemplo e precisa de ajuda para pagar as mensalidades de seus cursos superiores. Ou ainda para aqueles que estão estudando em outros níveis de educação, que não seja o superior e que não dispõe de programas oficiais de financiamento ou concessão de bolsas, como acontece nos cursos livres ou de nível técnico, por exemplo.

Educa Mais Brasil

Para quais tipos de cursos eles oferecem bolsas?

Eles oferecem bolsas de estudos para cursos de graduação, pós-graduação, ensino básico, cursos técnicos, cursos livres e idiomas.

É preciso levar em conta que não bolsas para todos os cursos de todas as universidades. Existem algumas que não fazem parte, provavelmente por falta de convênio. Por isso é necessário fazer uma consulta no site para verificar se o curso que você deseja consta na lista, bem como a faculdade ou a universidade onde você estuda.

O Educa mais Brasil disponibiliza bolsas de estudo para:

  • a) todas as séries de todas as etapas de formação da educação básica, desde o berçário até a terceiro ano do ensino médio, incluindo os programas de educação para jovens e adultos - EJA;
  • b) diversos cursos superior de graduação e pós graduação;
  • c) diversos cursos técnicos, livres e profissionalizantes, incluindo preparatórios para concursos e pré vestibular;
  • d) diversos cursos de idiomas.

O que um aluno deve fazer para conseguir uma bolsa de estudos?

A pessoa interessada ou responsável pelo interessado (se for menos de 18 anos precisará do responsável) pode acessar o site www.educamaisbrasil.com.br e fazer a inscrição para concorrer à bolsa de estudo desejada. Para tanto, é preciso escolher o curso ou série da instituição pretendida, bem como preencher os dados pessoais e socioeconômicos. As inscrições são totalmente gratuitas e, havendo vaga disponível você poderá ser aprovado de imediato.

A primeira coisa a fazer é preencher um cadastro no site com a solicitação da bolsa. Durante o preenchimento do cadastro é necessário informar qual é o curso desejado e em qual cidade. Com essas informações o site filtra todos os cursos disponíveis naquela cidade, o valor das mensalidades em todas as instituições e o percentual de bolsa que pode ser concedido.

Após a inscrição é necessário aguardar a avaliação do seu cadastro e caso seja aprovado, você será contatado e orientado sobre os procedimentos seguintes.

Qual o percentual de bolsa que posso conseguir no Educa Mais Brasil?

Segundo as informações do site este percentual pode chegar ao máximo de 70%. Em algumas simulações que fiz o percentual ficou em torno de 50%. Com isto, você deverá pagar 50% do valor da mensalidade e a bolsa cobre os outros 50%.

Veja que não há uma faixa fixa de percentuais de desconto, mas que há uma variação de caso para caso. Provavelmente isto ocorre por conta de convênios que são firmados com as instituições de ensino sob diferentes condições.

A bolsa do Educa mais Brasil é válida por todo o curso?

A bolsa de estudo é concedida para um determinado período acadêmico, podendo ser renovada semestralmente, até a conclusão do curso ou da última série da Etapa de Formação para a qual recebeu a bolsa, desde que o aluno beneficiário cumpra com os requisitos do programa, dentre eles, estar adimplente com o EDUCA MAIS BRASIL e com a instituição de ensino.

Qual período do ano tenho que me inscrever no Educa mais Brasil?

As inscrições no site do Educa mais Brasil acontecem durante todo o ano. O interessado pode acessar o site e se inscrever a qualquer momento. Quando a bolsa que ele escolheu estiver disponível, ele será chamado de acordo com a fila de espera.

Qual é o percentual de Bolsa disponibilizado pelo Educa mais Brasil?

O benefício do Educa mais Brasil consiste em 100% de bolsa no valor da primeira mensalidade ou matrícula, e para as demais mensalidades o percentual varia de acordo com os cursos ou série da instituição de ensino desejada. No ato da inscrição você poderá verificar os percentuais disponíveis para o curso ou série pretendidos.

Quais os critérios de avaliação para ser contemplado com a bolsa de estudo?

Dentre os diversos critérios, destacamos alguns:

  • 1. Existência de vagas;
  • 2. O candidato ou responsável não pode ter condições de pagar a mensalidade integral;
  • 3. O candidato não pode ter vínculo educacional com a instituição de ensino para a qual deseja a bolsa, exceto para cursos de pós-graduação, que o candidato pode ter sido aluno de graduação da referida instituição de ensino.

Mais informações e inscrição

Para obter mais informações, você poderá ligar para o número 4007 2020 se estiver em capitais e regiões metropolitanas ou para 0800 724 7202 nas demais localidades do país.

O site para inscrição e obtenção de outras informações é: https://www.educamaisbrasil.com.br

Por Redação e Maria Luisa Marques Vasconcelos



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos