Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Administração: Estatística Aplicada



Quando escutamos a palavra estatística, o que vem em mente logo são as pesquisas, as planilhas, mas veremos que não é apenas isso. E mais veremos a necessidade da estatística na administração, e como a estatística é uma ferramenta de grande utilidade para um administrador.

O que é estatística

SEGUNDO A Wikepedia “Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso”.

Estatística aplicada

Quando iniciei as aulas de estatística, já imagina que seriam aulas com várias planilhas, muitos cálculos, mas o mestre da matéria assim que entrou em sala de aula nos perguntou o que era estatística e é claro, a resposta foi unânime, “cálculos”; o professor nos informou que não estávamos totalmente errados, mas se que tratando de estatística na administração o pensamento estava incompleto.

Então ele citou Vicente Falconi, que é um dos maiores gestores, “O conhecimento só agrega valor quando colocado em prática”.

Ele nos explicou que o conhecimento tem variáveis, e então não adianta executar de forma errada. O professor nos explicava com muita paciência, já tínhamos o conhecimento de que um administrador era o responsável pela tomada de decisões, portanto o administrador tem a obrigação de utilizar todas as ferramentas necessárias para o bom andamento da empresa, e a estatística aplicada era uma dessas ferramentas.

A estatística aplicada é sem dúvida a ferramenta mais poderosa para um administrador tomar decisões como por exemplo quando comprar matéria prima para elaboração de um produto. Mas a pergunta que não saia de minha cabeça era como isso é possível?

As aulas

Tinha muitas aulas teóricas no início, mas as aulas práticas se tornaram necessárias. E depois do primeiro mês as aulas práticas tornaram-se a maioria. As aulas não eram simples mas prestar atenção nos detalhes faz toda diferença.

As dificuldades

A maior dificuldade que tive foi distinguir o que é um profissional que resolve problemas de um profissional que executa tarefas. Quando entendi que um profissional que consegue resolver problemas, será um ótimo executor as dificuldades acabaram.

Conclusão

Ser um administrador não é uma tarefa simples como muitos pensam, o profissional necessita estudar muito, analisar as adversidades, para assim tomar decisões acertadas. E para que isso acontece o profissional precisa utilizar as ferramentas que estão em mão, e a estatística aplicada é uma importantíssima ferramenta.

Irene Gomes da Silva Ciências Contábeis e administração - FNC Carapicuiba



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos