Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Qual o melhor curso superior, presencial ou a distância?



Quando estamos prestes a comprar, obter ou fazer algo é comum procurarmos conhecer qual é o melhor, a melhor opção, o mais adequado, etc. Em um curso superior isto não é diferente e a pergunta que encabeça esse texto faz todo o sentido.

Mas se a pergunta é pertinente, a resposta já não é tão simples ou óbvia assim e temo que muitos terão de descobrir isso sozinho. Contudo, com é proposto aqui, vou tentar ajudar aqueles que desejam encontrar a resposta ou pelo menos sinalizar alguns fatores que possam clarear suas ideias.

Para isso, pretendo apresentar 5 pontos que devem ser analisados, são eles:

Melhor curso superior

Primeiro – Afinidade

Que há muitos cursos isto todos sabem, mas comece filtrando por aqueles que você tem alguma afinidade. Uma pessoa que não gosta nem de passar perto de hospitais, que desmaia só de ver sangue ou tem nojo de um monte de coisas, não pode considerar um curso da área de biológicas como sendo a melhor opção.

Então, você pode começar separando os cursos pelos três grandes grupos que são exatas, humanas e biológicas. Assim ao optar ou se identificar melhor com uma dessas áreas você já começou a filtrar os cursos e separar o joio do trigo.

Depois veja quais os cursos que existem dentro da área escolhida e veja aquele que você tem mais afinidade.

Mas ao fazer isso e encontrar o curso desejado não considere ainda que ele é o melhor. Veja os demais tópicos e só feche a questão no final.

Segundo – Possibilidade

Depois de encontrar o curso desejado levando em conta a afinidade é hora de verificar se há possibilidade de fazer essa graduação.

Vamos considerar que você concluiu que o curso certo é medicina. Neste caso você tem duas opções: Passar em um concorridíssimo vestibular (ENEM ou tradicional) para entrar em uma universidade pública ou encarar uma mensalidade altíssima em uma faculdade particular.

É um curso caro, sem contar que ele exige tempo integral e não vai dar para você trabalhar e estudar, sem contar que é um curso de 6 anos e mais a residência médica.

Além da questão financeira há outros tipos de possibilidades que precisam ser avaliadas, como trabalhar e estudar, disciplina necessária para certos cursos específicos, deslocamento, se há polo presencial para os cursos EAD, entre outros.

Terceiro – Rentabilidade

O terceiro ponto a considerar é se a faculdade ou o curso que deseja fazer tem um mercado de trabalho para atuar assim que o terminar. Esse ponto é importante, pois existem casos de pessoas que fizeram a faculdade dos sonhos, mas não encontraram onde trabalhar depois, seja porque na sua região não há mercado ou porque ele não existe mesmo no Brasil.

Outro ponto é quando há mercado, mas paga-se muito pouco. Alguns cursos de gestão, por exemplo, que são largamente oferecidos em faculdades EAD no modelo a distância dão uma formação muito básica e não confere um título forte, o que pode ser ruim para buscar uma vaga que pague bem. Não é regra, mas é uma indicação.

Mesmo que você não considere tão importante a questão da rentabilidade agora, é importante considerá-la pensando no futuro.

Quarto – Longevidade

O penúltimo ponto a ser analisado está relacionado de certa forma com o anterior. A questão aqui é se você pretende mesmo ou aguentaria trabalhar na área de formação por longo tempo e porque não dizer por toda a vida.

Há áreas que são legais até de se trabalhar, mas não para a vida inteira. Isto pode variar para homens e mulheres. Há casos em que o mercado valoriza muito os jovens, mas quando a pessoa fica mais velha começa a encontrar dificuldades para atuar.

Enfim, eu sei que é um ponto difícil de analisar, mas creio que você deva ter ele em mente pelo menos.

Quinto - Disponibilidade

Por fim e não menos importante é se o curso superior que você escolheu está disponível próximo de você. Há casos de cursos muito específicos onde não há faculdades ou universidades que oferecem ele em todos os lugares e ai para conseguir fazer as vezes é preciso mudar de cidade, estado ou até de país.

Desta forma uma consulta no site https://emec.mec.gov.br que é do Ministério da Educação pode ser a solução para resolver este ponto. No site citado é possível consultar qualquer curso e ver em que instituição ou cidade do país ele é oferecido. A consulta funciona tanto para cursos presenciais como a distância, basta selecionar a opção desejada.

Creio que analisando esses cinco pontos você estará bem mais próximo de responder a pergunta inicial e saber qual é o melhor curso superior, tanto na modalidade a distância como presencial.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos