Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Veterinária: Disciplina Bioquímica

Home » Medicina Veterinária

Faculdade de Veterinária: Disciplina Bioquímica é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.



A bioquímica é uma das disciplinas mais complexas, e até mesmo uma das mais difíceis do curso de medicina veterinária. Digo isso por que a maioria das pessoas que eu conheço não gostava de estudar química no colégio, ou não entendia a matéria. E a base da bioquímica é a química.

Mas seu estudo é fundamental, já que a bioquímica (também chamada de bioquímica clínica, atualmente), vem acompanhando diversos avanços em no campo da veterinária. Essa evolução permite mais conhecimento em áreas muito importantes e desenvolvimento de novas tecnologias de análises, permitindo o aprofundamento de conhecimentos em áreas como: Fisiologia animal, nutrição, toxicologia, endocrinologia e doenças metabólicas e carenciais dos animais.

Conceito

A bioquímica, como o próprio nome já diz (etimologia da palavra), é a ciência que estuda a química da vida (“bio”=vida + “Química”).

Antigamente já foi conhecida como Química Biológica ou fisiológica, mas atualmente é mais comumente chamada de Bioquímica Clínica, que estuda as estruturas moleculares, os mecanismos e os processos químicos responsáveis pela vida (o metabolismo celular).

Tópicos estudados

Nessa disciplina são estudadas as propriedades e funções das macromoléculas vitais a sobrevivência celular e os fenômenos bioquímicos que ocorrem tanto nas células saudáveis quando nas acometidas por alguma doença.

São revisados os conceitos básicos de química geral, como: os elementos químicos comuns em nosso organismo, o conceito de átomo, íons, molécula e ligações químicas.

Também são revisados os conceitos básicos da química orgânica, como:

  • As funções orgânicas importantes: Amina, Ácido orgânico, Amida, hidrocarboneto, Aldeído, Cetona e Éster.
  • Equilíbrio Iônico na Água e Sistema Tampão: pH, Sistema Tampão, Acidose e Alcalose Metabólica e Respiratória.
  • Proteínas: Estrutura, Classificação, Propriedade e Funções Biológicas das Proteínas. Níveis estruturais, Desnaturação e Renaturação.
  • Aminoácidos e Peptídeos: estrutura e função, ligação peptídica.
  • Enzimas: Estrutura, Sítio Catalítico e Cafatores (metais e coenzimas), Controle da Atividade Enzimática, Efeito da Temperatura e do PH, Regulação Alosférica, Enzimas pesquisadas nos Exames Químicos do Sangue.
  • Carboidratos: Conceito, Estruturas, Funções, Propriedades e Classificação - Monossacarídeo (glicose, frutose e galactose), Dissacarídeo (lactose, maltose e sacarose) e Polissacarídeo (amido, celulose e glicogênio).
  • Lipídios: Conceito, Importância, Estrutura, Função e Propriedade dos Ácidos Graxos saturados, insaturados, Triacilgliceróis, Esteróis (colesterois e sais biliares) e sua relação com a saúde. Fosfoglicerolipídios das membranas biológicas, Ácidos Graxos ômega- 3, ômega- 6 e Trans-hidrogenação.

Também é estudado o Metabolismo e suas propriedades e importância: Anabolismo, Catabolismo e Vias Metabólicas, ATP - estrutura e papel Biológico e o papel das Coenzimas. Glicólise; ciclo de Krebs e cadeia transportadora de elétrons; ciclo das pentoses; catabolismo de aminoácidos e formação de ureia.

Metodologia de ensino

A metodologia envolve muitos gráficos e esquemas de estudos, para melhorar a compreensão. Aliás, é muito útil lanças mão dos mesmos mecanismos (mapas mentais) na hora de estudar para a disciplina, pois facilita o resumo e a a absorção do conteúdo.

As aulas podem ser teóricas e práticas a critério do curso e do professor.

Dificuldades no estudo da Bioquímica

Como disse anteriormente, essa disciplina é extensa e muito abrangente, com muito conteúdo a ser compreendido e memorizado.

Requer muitas horas de estudo complementar e muita atenção na sala de aula. Faltar aulas de bioquímica pode ser bem comprometedor para o estudo, sobretudo para quem já tem dificuldade em química.

Além de ter que relembrar todo o conteúdo que já esqueceu do colégio (ou nunca aprendeu), ainda resta muito o que estudar.

Conteúdo das provas (o que os professores costuma cobrar)

As provas geralmente cobram muita memorização e muito conteúdo, dificultando bastante o estudo. Dependendo do professor poderão haver provas práticas também.

Conclusão

Na vida prática e multidisciplinar de um profissional veterinário é indispensável o conhecimento em bioquímica. Sem esse conhecimento ele não vai conseguir se manter atualizado e entender como funciona o metabolismo dos animais, o que vai dificultar na hora de pensar em nutrição ou mesmo agir com segurança nas suas decisões clínicas, na escolha de análises e tratamentos.

Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.