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Serviço Social: Psicologia do Desenvolvimento - Ciclo Vital

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Serviço Social: Psicologia do Desenvolvimento - Ciclo Vital é uma disciplina do curso superior de Serviço Social.



Saudações! Este texto destina-se a te oferecer uma compreensão sobre a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital no contexto de uma graduação em Serviço Social. Tu encontrarás algumas ideias teóricas sobre a disciplina e alguns relatos sobre como foi a minha experiência cursando ela numa graduação em psicologia. Como todos nós sabemos, por vezes, uma mesma matéria pode estar presente na grade de vários cursos e tendo eu cursado ela na Psicologia poderei estar te trazendo um enfoque complementar para o teu aprendizado no Serviço Social.

O que é o Ciclo Vital?

O Ciclo Vital pode ser entendido como a trajetória que o ser humano faz em sua vida durante a sua existência. Durante o ensino fundamental e médio ele nos é apresentado na maioria das vezes da seguinte maneira: nascemos, crescemos, reproduzimos e morremos.

Contudo, cada uma dessas etapas já mereceu o empenho de pesquisadores diversos, gerando vasto material teórico. Na minha graduação em psicologia se deu atenção às mudanças biológicas e comportamentais do ser humano em cada etapa e buscou-se compreender a relação entre as mudanças internas e as mudanças externas, ou seja, buscou-se olhar também para aquilo que muda no meio em que o ser humano habita.

O que se estuda nessa disciplina?

O conteúdo apresentado ao aluno se refere às etapas da infância, adolescência, idade adulta e velhice.

Em cada etapa pode haver subdivisões variando conforme a ementa da disciplina foi elaborada e conforme os autores os quais estiverem sendo utilizados para trazer este conteúdo pra ti.

Na etapa da infância é comum dividi-la em três partes de modo ordinal, a saber: primeira infância, segunda infância e terceira infância.

A seguir apresenta-se a adolescência, a idade adulta, os jovens adultos e a velhice.

Como são as aulas?

As aulas variam conforme a didática de cada professor. Cada qual costuma ter seu método próprio para cumprir as etapas de ministrar o conteúdo e depois avaliar o teu aprendizado. Uns te pedem para entregar ou apresentar trabalhos e depois fazer uma prova ou duas enquanto outros avaliam o teu aprendizado apenas aplicando provas.

O conteúdo a ser apresentado é extenso e denso e muitas vezes essa disciplina pode aparecer em duas etapas na grade curricular do teu curso de graduação. No meu caso específico, foi assim que ocorreu. Tive as disciplinas de Psicologia do desenvolvimento 1 e 2.

Quais as dificuldades que eu encontrei no estudo desta disciplina?

A minha experiência pessoal com essa disciplina foi bem marcante. Quase reprovei nela. Não era um conteúdo que me trouxesse medo, mas as coisas acabaram ficando difíceis por conta da minha relação com a professora. Foi interessante observar em mim e aprender que determinados problemas que uma pessoa enxergue na sua relação com o outro não merecem ter o poder te tirar o teu foco e minar o teu envolvimento com o teu próprio aprendizado pessoal.

Mas sobre o conteúdo em si, é importante eu te dizer que é imprescindível comparecer às aulas e manter-se focado, porque há uma série de pequenas informações sendo trazidas pra ti que só fazem sentido quando tu as agrupas na tua mente como um todo. Sendo assim, se tu perderes uma etapa pode se tornar difícil recuperar a conexão das ideias mais adiante.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Cada faculdade ou universidade tem seus critérios próprios de avaliação e sistema de médias e notas, bem como diretrizes próprias de educação baseadas nas orientações do Ministério da Educação e dentro dessa perspectiva, os professores estarão buscando adaptar seus critérios pessoais às normas da instituição.

Contudo, no que se refere ao conteúdo, é cobrado do aluno que ele internalize alguns tópicos importantes de cada parte do que se está trazendo em sala de aula.

Na primeira infância, por exemplo, seriam conteúdos sobre o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. Informações do tipo “quando é esperado que um bebê consiga aprender a caminhar”, “quando é esperado que um bebê consiga aprender suas primeiras palavras”.

A proposta não é decorar esse tipo de informação, mas sim criar conexões entre ela e as informações das etapas seguintes do desenvolvimento.

Qual a contribuição desta disciplina para o meu curso superior?

Em termos de contribuição teórica eu penso que me proporcionou ampliar a compreensão sobre as etapas do ciclo vital sobre um ponto de vista biopsicossocial. Contudo, a experiência de cursar a disciplina do modo como eu a cursei me trouxe a oportunidade de um aprendizado pessoal fundamental para a minha vida, porque o modo como eu a enfrentei foi bem difícil para mim.

Curso Superior em Psicologia e o Curso Superior em Serviço Social

De um modo geral os cursos superiores no nosso país apresentam currículos generalistas quando se trata de áreas humanas e sociais. Existem várias correntes teóricas que orientam a prática profissional nessas áreas e por isso as instituições de ensino de um modo geral acabam optando por esta lógica de apresentar um pouco de cada teoria. Contudo, pode haver algumas que desenvolvam um currículo voltado para uma linha específica e isso pode acontecer de modo claro e explícito ou de modo velado e subentendido.

Há alguns assuntos e instrumentos muito próximos na prática profissional de um assistente social e de um psicólogo, por isso em alguns momentos os conteúdos podem ser semelhantes se tu fores acompanhar as disciplinas pela grade curricular. Contudo, numa graduação pode ser apresentado um enfoque maior a um ponto e em outra graduação se destacar o mesmo ponto de forma diferente. Num exemplo clássico, o instrumento da visita domiciliar costuma receber uma disciplina inteira só pra ele no curso de Serviço Social enquanto que no curso de Psicologia ele é apresentado como um instrumento a ser utilizado pelo psicólogo em contextos de Psicologia Comunitária.

Minha passagem pela academia cursando a graduação em Psicologia

Houve três momentos distintos da minha passagem pela graduação. Um em que eu tinha dezoito anos e levava a coisa como se fosse uma extensão do ensino médio, outro em que eu começava a me interessar pelos cursos extracurriculares oferecidos em finais de semana e o terceiro, no qual eu passei a me interessar por me envolver nas atividades de pesquisa científica, tendo atuado como bolsista e membro de um grupo de pesquisas em vários projetos.

Considero a idade de 17 pra 18 anos um momento crucial do ciclo vital. Nessa etapa ocorre a transição para a idade adulta e algumas decisões importantes com impacto no futuro precisam ser tomadas. Porém, nem sempre há convicções nesses momentos para a maioria das pessoas, assim como foi pra mim.

Desse modo cursei a graduação toda sem saber direito o que eu queria com a psicologia e permaneci assim ainda por quatro anos após eu estar formado. Por isso, o que eu poderia te dizer como dica para esse processo seria: procura olhar para dentro de ti e encontrar o teu eu verdadeiro, quem tu és e o que tu sabes ou consegues fazer. Feito isso, orienta as tuas escolhas de modo a buscar experiências que desenvolvam as tuas principais características e habilidades pessoais e mova-te em direção ao desenvolvimento da tua criatividade pessoal. Seguindo essa ideia, dificilmente te faltarão trabalho e reconhecimento profissional.

Gratidão.

Alexandre Herzog, Psicólogo, graduado pelas Faculdades Integradas de Taquara, Rio Grande do Sul - RS



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