Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Pedagogia: Jogos e Brinquedos na Infância



Algumas vezes pensei qual seria a utilidade de uma criança ficar brincando em vez de ler, ou estudar algum instrumento, uma língua ou outra coisa que fosse consolidar o seu conhecimento e habilidade pra que num futuro estivesse a frente das outras crianças que só pensavam em brincar. Mais quando estudei esta disciplina vi que estava totalmente enganado e agora com outra ótica veja que pra criança estar à frente das outras, ai que ela deve brincar bastante, porque desenvolverá características importantes para o seu crescimento.

Eu particularmente brinquei bastante em minha infância, nunca tive a visão o quanto foi importante pra mim, mais hoje conforme o estudo vejo a importância que teve pra minha carreira. Abaixo vou comentar como foram as minhas experiências com esta disciplina.

Conteúdos Abordados na faculdade

• História Cultural do Jogo, Brinquedo e Brincadeira:

- O brinquedo, a criação e a imaginação: Quando me lembro das brincadeiras que participava em minha infância vejo quantas coisas aprendidas e principalmente o quanto crescemos como pessoas dentro da nossa cultura, porque desde cedo fomos inseridos dentro dos jogos culturais e principalmente aprendemos a brincar com diversos tipos de brinquedos. Quando estudado esta matéria dá pra ligar com o que vivemos em nossa infância.

Absorvi muitos pontos importantes, o primeiro deles é que quando criança vale a pena brincar bastante com brincadeiras que façam parte da minha cultura, porque com isso irei me contextualizar de forma mais fácil com o que existe dentro da minha cultura. O Segundo ponto foi que existe uma grande importância em se ter o brinquedo pra assim brincar com o brinquedo e que a responsabilidade é da criança de criar o contexto da história em que ela quer viver.

- O brinquedo Artesanal: Vai ajudar a criança em no desenvolvimento da fantasia, na criatividade. Não vai existir nenhum brinquedo caracterizado, mais algo que a criança terá que montar um personagem e assim desenvolver a história. O melhor de tudo é que ela aprenderá a criar, imaginar, viajar num mundo da criatividade.

- Os brinquedo e brincadeiras para crianças pequenas: As crianças pequenas conforma seu desenvolvimento, precisam brincar e muito para se desenvolverem como crianças e principalmente como cidadãos. O que também aprendi que é importantíssimo a criança ter vários ambiente e brinquedos disponíveis a ela pra que realmente a criatividade seja aflorada, assim ela possa estar criando várias estórias.

- Ludicidade na Infância: A importância dos trabalhos lúdicos na infância é importantíssima e me fez enxergar que tudo que é abordado e feito vale a pena para que o fim seja alcançado o desenvolvimento da criança. Se todas as escolas trabalhassem conforme a cartilha manda, não teríamos tantas dificuldades em ensinar. Se o passo a passo fosse seguido tanto em casa como na escola, seria facilitado o papel do professor na sala de aula e a compreensão dos alunos nos conteúdos abordados.

O que Achou do Ensino dos Professores: Nossos mestres, com certeza souberam fazer bem o papel de educadores, passando o conteúdo de forma tão prática que facilita até a nossa abordagem diante dos alunos na sala de aula. E também nos deixaram a vontade de prosseguir nos caminhos propostos para termos qualidade na educação.

Importância

Qual a importância desta disciplina pra sua faculdade e para o seu profissional: Se houver a compreensão mínima deste conteúdo, tenho certeza que a educação irá sofrer uma reviravolta e os afetados serão todos os professores e alunos. Está disciplina além de derrubar barreiras, abriu um leque muito interessante sobre muitas coisas que antes não dava muita atenção.

Conclusão

Os tempos estão mudando e a cabeça desta nova geração também, mais coisas, ideias, formas que pareciam obsoletas no passado, hoje se tornam eficientes pra um desenvolvimento num todo. Agradeço por isso os educadores e também aqueles que buscam cada dia aplicar os conceitos em prática na sala de aula.

Thiago L. Americo - UNASP



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos