Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Qual a diferença entre faculdade, curso superior e graduação



Quando o assunto é educação há muitos termos que são sinônimos uns dos outros, enquanto que outros podem ter significados distintos. Na educação superior não é diferente e é bom conhecermos bem os significados para não ficarmos perdidos.

Por exemplo: É comum ouvirmos as pessoas dizerem que querem fazer uma faculdade ou que fizeram determinado curso superior ou ainda que estão fazendo certa graduação. Existe diferença entre esses termos ou eles são sinônimos e estão falando da mesma coisa?

Vamos tentar responder essa pergunta da maneira mais simples possível.

Faculdade ou graduação

Como as pessoas dizem?

Inicialmente podemos dizer que são termos sinônimos do ponto de vista popular, vamos assim colocar. Ou seja, quando uma pessoa diz que está fazendo faculdade ou que está fazendo certo curso superior ou ainda uma graduação, certamente ele está se referindo a mesma coisa e do ponto de vista dele são sinônimos.

Portanto neste caso em particular quem ouve deve também compreender desta forma.

Mas porque existe então esses termos diferentes? Bem, ai podemos encontrar algumas diferenças se analisarmos sob outro ponto de vista.

Faculdade

O termo faculdade corretamente empregado diz respeito a divisão de uma universidade com uma proposta específica para uma área do conhecimento. Por exemplo: Faculdade de direito da USP ou faculdade de medicina da Unicamp.

Nesses casos sabemos que tanto a USP como a Unicamp têm cursos em praticamente todas as áreas, mas elas são deparadas por faculdades de acordo com a área do conhecimento.

No Brasil é possível encontramos também faculdades desvinculadas das universidades, como é bastante comum. São as instituições geralmente menores e quem focam também em determinada área do conhecimento apenas. É o caso das faculdades de ciências aplicadas que são muito comuns em várias cidades do Brasil.

Curso superior

O termo curso superior também corretamente empregado vai nos remeter não a instituição ou a divisão dela, mas a um curso ou formação em específico. Estou matriculado no curso superior de direito, fiz o curso superior de matemática e assim por diante.

O curso superior é oferecido por uma instituição de nível superior, que pode ser chamado de faculdade, sendo está como divisão de uma universidade ou não.

Os cursos superiores por sua vez estão divididos em tecnólogo, licenciatura e bacharelado. O primeiro são aqueles de curta duração ou de 2 anos como normalmente são chamados. Licenciatura são formações de professores para atuar na carreira e em específico no ensino fundamental e médio e bacharelado é a modalidade de cursos com formação mais extensa e necessária para diversas áreas do conhecimento.

Graduação

Já o termo graduação diz respeito ao nível de curso em que uma pessoa está fazendo, já que na educação superior termos graduação e pós-graduação. O primeiro é destinado a estudantes que concluíram o ensino médio e portanto vão ingressar no nível superior, já a pós-graduação é para quem já concluiu a graduação e pretende se especializar na área em que estudou ou mesmo em outra área.

Conclusão

Então, quando uma pessoa diz que está fazendo faculdade ela quer dizer que está fazendo um curso superior em nível de graduação e que para isso é necessário frequentar uma faculdade que aqui pode ser entendida como a instituição em si, bem como com a parte dela como ocorre nas universidades.

Ficou claro?



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos